• Ao comprar este item você receberá 275 pontos!

A AVALIAÇAO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES

Mais Imagens

A AVALIAÇAO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES

Preço: R$86,00

Preço Promocional R$68,80

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Autores

Introdução “A avaliação, freio ou alavanca do desenvolvimento profissional?

Léopold Paquay, Pascale Wouters, Catherine  Van Nieuwenhoven



PARTE I - Tensões
Capítulo 1.
E se a avaliação  institucional paralisasse o desenvolvimento profissional?
Philippe Perrenoud


Capítulo 2.
Uma avaliação tensa entre eficácia e transformação identitária?....
Jean‑Marie De Ketele, Danièle Perisset‑Bagnoud, Mokhtar Kaddouri, Richard Wittorski


Capítulo 3.
A avaliação do pessoal: A Gestão de Recursos Humanos  (GRH) pode contribuir para o desenvolvimento  profissional?
Michèle Garant, Nathalie Delobbe, Catherine  Dujardin, Ewan Oiry


Capítulo 4.
O Quadro Europeu e os Quadros Nacionais de Certificação: Formatação das intervenções educativas ou balizas a serviço dos percursos pessoais e profissionais?
Michel Feutrie


Capítulo 5.
Os procedimentos de Reconhecimento e Validação das Aquisições da Experiência: Quais as tensões? Quais as dificuldades?
Marie‑Christine Presse


Capítulo 6.
A inserção profissional dos professores: Uma oportunidade de desenvolvimento  profissional?
Bernard Wentzel


Capítulo 7.
A formação  profissional dos professores: Reflexividade e avaliação são compatíveis?
Emmanuelle Huver, Lucile Cadet


PARTE II - Dispositivos
Capítulo 8.
Construir dispositivos para a avaliação do desenvolvimento de competências: Como?.
Jacques Tardif, Bruno Dubois


Capítulo 9.
Formação inicial e desenvolvimento profissional dos professores: Qual é o papel da avaliação?
Jacqueline Beckers


Capítulo 10.
O portfólio: Uma ferramenta de consignação ou de avaliação autêntica?
Louise M. Bélair, Catherine  Van Nieuwenhoven


Capítulo 11.
O dossiê de ensino: Uma alavanca para o desenvolvimento profissional do professor na universidade?
Pascale Wouters, Mariane Frenay, Bernadette Noël


Capítulo 12.
Dispositivos de autoavaliação socializada em formação: Uma imposição perversiva ou uma oportunidade transformadora?
Françoise  Campanale, Xavier Dejemeppe, Sabine Vanhulle, Frédéric Saussez



PARTE III - Perspectivas metodológicas
Capítulo 13.
Analisar as aquisições da experiência profissional de pessoas pouco qualificadas: Quais são as referências metodológicas?
Even Loarer, Anne Pignault


Capítulo 14.
Quais são as referências de desenvolvimento nas situações de trabalho?
Patrick Mayen, Sabine Vanhulle


Capítulo 15.
O julgamento profissional em avaliação: Quais são as triangulações metodológicas e teóricas?
Lucie Mottier Lopez, Linda Allal


Capítulo 16.
O desenvolvimento profissional dos atores: Uma nova função da avaliação?
Anne Jorro



Posfácio “Avaliação e desenvolvimento profissional: Um casamento impossível?”

Etienne Bourgeois


Referências

Sumário

Summary

As práticas de avaliação vêm se multiplicando nos meios profissionais e nos estabelecimentos de formação nos últimos anos. Melhorar os processos de produção e atestar que os objetivos foram atingidos estão entre as principais metas anunciadas como resultado destas práticas. Mas quais são os efeitos da avaliação sobre os professores? Será que ela pode contribuir para o desenvolvimento de competências destes atores engajados em um trabalho ou em um projeto de formação? Se a resposta é sim, em que condições? Com base na experiência e em pesquisa recentes, especialistas de diversos países respondem a estas perguntas. Eles analisam as tensões em jogo, propõem dispositivos e abrem perspectivas metodológicas que interessarão a todos os envolvidos nos processos de formação docente e avaliação do desenvolvimento profissional de educadores.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Leopold Paquay Psicopedagogo e formador de professores. Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica de Louvain. Membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Socialização, a Educação e a Formação (GIRSEF). Catherine Van Nieuwenhoven Doutora em ciências da educação. Professora no Departamento de Pedagogia da Haute École Galilée de Bruxelas. Professora substituta na Universidade Católica de Louvain. Pascale Wouters Conselheira pedagógica no Instituto de Pedagogia Universitária e de Multimídias (IPM) durante 13 anos. Tem como missão a formação e o acompanhamento de professores e de equipes de professores que desejam refletir sobre sua prática pedagógica. Tradução: Fátima Murad. Revisão técnica: Rochele de Quadros Loguercio, Doutora em Ciências Biológicas (Educação em Bioquímica) pela UFRGS. Professora no Departamento de Química da UFRGS. Pesquisadora das áreas de Currículo e Legitimação dos Saberes na Formação Docente. Bruno dos Santos Pastoriza, Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor na área de ensino do Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química (Licenciatura) na UFRGS, Campus Realeza (PR).

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Grupo a
Categoria E.Psicologia Educacional
Autor LEOPOLD PAQUAY/ NIEUWENHOVEN/ WOUTERS
ISBN Não
ISBN-13 9788582040003
Edição 1
Ano de Lançamento 2012
Número de Páginas 304
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

20%