TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores

Mais Imagens

A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores
R$89,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

As práticas de avaliação vêm se multiplicando nos meios profissionais e nos estabelecimentos de formação nos últimos anos. Melhorar os processos de produção e atestar que os objetivos foram atingidos estão entre as principais metas anunciadas como resultado destas práticas. Mas quais são os efeitos da avaliação sobre os professores? Será que ela pode contribuir para o desenvolvimento de competências destes atores engajados em um trabalho ou em um projeto de formação? Se a resposta é sim, em que condições? Com base na experiência e em pesquisa recentes, especialistas de diversos países respondem a estas perguntas. Eles analisam as tensões em jogo, propõem dispositivos e abrem perspectivas metodológicas que interessarão a todos os envolvidos nos processos de formação docente e avaliação do desenvolvimento profissional de educadores.

Sumário

Summary

Autores

Introdução “A avaliação, freio ou alavanca do desenvolvimento profissional?
Léopold Paquay, Pascale Wouters, Catherine  Van Nieuwenhoven


PARTE I - Tensões

Capítulo 1.
E se a avaliação  institucional paralisasse o desenvolvimento profissional?
Philippe Perrenoud

Capítulo 2. Uma avaliação tensa entre eficácia e transformação identitária?....
Jean‑Marie De Ketele, Danièle Perisset‑Bagnoud, Mokhtar Kaddouri, Richard Wittorski

Capítulo 3. A avaliação do pessoal: A Gestão de Recursos Humanos  (GRH) pode contribuir para o desenvolvimento  profissional?
Michèle Garant, Nathalie Delobbe, Catherine  Dujardin, Ewan Oiry

Capítulo 4. O Quadro Europeu e os Quadros Nacionais de Certificação: Formatação das intervenções educativas ou balizas a serviço dos percursos pessoais e profissionais?
Michel Feutrie

Capítulo 5. Os procedimentos de Reconhecimento e Validação das Aquisições da Experiência: Quais as tensões? Quais as dificuldades?
Marie‑Christine Presse

Capítulo 6. A inserção profissional dos professores: Uma oportunidade de desenvolvimento  profissional?
Bernard Wentzel

Capítulo 7. A formação  profissional dos professores: Reflexividade e avaliação são compatíveis?
Emmanuelle Huver, Lucile Cadet


PARTE II - Dispositivos

Capítulo 8.
Construir dispositivos para a avaliação do desenvolvimento de competências: Como?.
Jacques Tardif, Bruno Dubois

Capítulo 9. Formação inicial e desenvolvimento profissional dos professores: Qual é o papel da avaliação?
Jacqueline Beckers

Capítulo 10. O portfólio: Uma ferramenta de consignação ou de avaliação autêntica?
Louise M. Bélair, Catherine  Van Nieuwenhoven

Capítulo 11. O dossiê de ensino: Uma alavanca para o desenvolvimento profissional do professor na universidade?
Pascale Wouters, Mariane Frenay, Bernadette Noël

Capítulo 12. Dispositivos de autoavaliação socializada em formação: Uma imposição perversiva ou uma oportunidade transformadora?
Françoise  Campanale, Xavier Dejemeppe, Sabine Vanhulle, Frédéric Saussez


PARTE III - Perspectivas metodológicas

Capítulo 13.
Analisar as aquisições da experiência profissional de pessoas pouco qualificadas: Quais são as referências metodológicas?
Even Loarer, Anne Pignault

Capítulo 14. Quais são as referências de desenvolvimento nas situações de trabalho?
Patrick Mayen, Sabine Vanhulle

Capítulo 15. O julgamento profissional em avaliação: Quais são as triangulações metodológicas e teóricas?
Lucie Mottier Lopez, Linda Allal

Capítulo 16. O desenvolvimento profissional dos atores: Uma nova função da avaliação?
Anne Jorro


Posfácio “Avaliação e desenvolvimento profissional: Um casamento impossível?”
Etienne Bourgeois

Referências
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Leopold Paquay Psicopedagogo e formador de professores. Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica de Louvain. Membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Socialização, a Educação e a Formação (GIRSEF). Catherine Van Nieuwenhoven Doutora em ciências da educação. Professora no Departamento de Pedagogia da Haute École Galilée de Bruxelas. Professora substituta na Universidade Católica de Louvain. Pascale Wouters Conselheira pedagógica no Instituto de Pedagogia Universitária e de Multimídias (IPM) durante 13 anos. Tem como missão a formação e o acompanhamento de professores e de equipes de professores que desejam refletir sobre sua prática pedagógica. Tradução: Fátima Murad. Revisão técnica: Rochele de Quadros Loguercio, Doutora em Ciências Biológicas (Educação em Bioquímica) pela UFRGS. Professora no Departamento de Química da UFRGS. Pesquisadora das áreas de Currículo e Legitimação dos Saberes na Formação Docente. Bruno dos Santos Pastoriza, Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor na área de ensino do Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química (Licenciatura) na UFRGS, Campus Realeza (PR).

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Grupo a
Categoria E.Psicologia Educacional
Autor LEOPOLD PAQUAY/ NIEUWENHOVEN/ WOUTERS
ISBN-13 9788582040003
Edição 1
Ano de Lançamento 2012
Número de Páginas 304
Indisponível no fornecedor Não

Arquivos Anexos:


Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: