- Descrição
-
Detalhes
Um filósofo e um psiquiatra unem esforços para compreender a mente de Nietzsche em seus aspectos histórico-sócio-familiares e a eventual influência de sua psicologia - e problemas neurológicos - em sua obra. As preocupações morais foram uma constante numa das mentes mais lúcidas do século XIX. Mas seria tão sadia assim uma personalidade adepta do escravagismo, do antissemitismo, do despotismo político, das perversões sexuais "à la ménage à trois" e do incesto? Teriam suas reflexões ético-religiosas raízes puramente filosóficas ou veladamente ancoradas nos próprios dilemas personalístico-morais? O narcisismo maligno, demonstrado na fenomenal obra Ecce Homo, é apenas uma genial derivação poético-escatológica de uma alma superior ferida de vil desprezo mundano ou já eram os sintomas de uma doença cerebral que se anunciava num horizonte sombrio? E de que doença se tratava afinal? Neurossífilis, leucoencefalopatia tipo Biswanger, sequela psicótico-demencial de ictus apopleticus repetidos, bipolaridade complicada por uma doença aterosclerótica? A genialidade filosófico-artística de Nietzsche é incontestável; não é o objetivo deste estudo vinculá-la, simplisticamente, a nenhuma pato-logia. Nosso estudo sobre sua família, infância, vida afetiva, relacional, seu funcionamento cerebral, seu momento histórico-sociológico, seu entourage, nada disso visa explicar re-ducionisticamente nem seu gênio, nem uma eventual maldade, nem uma eventual perversão-perversidade. O objetivo é tentar correlacionar equitativamente os diferentes fatores num conjunto ponderado e facilitado para o leitor(a). Para isso, como material de pesquisa, utilizamo-nos não só de suas obras filosóficas, mas, também, de diversos estudos biográficos e mesmo de documentos clínico-hospitalares disponíveis para pesquisa.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Marcelo Ferreira Caixeta
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Goiás 1986. Atualmente é professor clínico da cadeira de neurologia da Universidade Federal de Goiás, diretor do CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA EM PSICOLOGIA MÉDICA e medico-chefe do HOSPITAL DE PSICOLOGIA MÉDICA.
Nildo Silva Viana
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás 1992, Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás 1995, Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília 1999 e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília 2003 e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais Sociologia da Cultura e da Arte - Valores, Representações, Cinema, Música, Histórias em Quadrinhos -, entre outras, Estudos da Sociedade Contemporânea Neoliberalismo, Globalização, Toyotismo, Exclusão Social e Epistemologia-Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas e coordenador da Coleção Biblioteca Universitária Autêntica, Série Ciências Sociais, da Editora Autêntica.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor MARCELO CAIXETA E NILDO VIANA ISBN-13 9788576701712 Edição 1 Ano da edição 2011 Número de Páginas 172
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: