- Descrição
-
Detalhes
Os textos aqui reunidos apresentam um pequeno panorama da produção de dois psicanalistas que seguem a tradição freudiana de inquietar-se com a realidade e buscar na experiência clínica a produção da teoria. A cada desafio enfrentado na práxis clínica reinventar a psicanálise mantendo seu vigor e rigor, no cotidiano dos trabalhos nas instituições, no desenvolvimento das políticas públicas e no intercâmbio com colegas psicanalistas e de outros campos do saber. Nessa perspectiva, escrever a clínica é um ato ético e político. O relato de um caso ou de uma intervenção tão singular e única permite apresentar tanto a experiência desenvolvida quanto seus impasses, tropeços e avanços, possibilitando que, num segundo tempo daquele vivido na experiência, algo seja transmitido para além da vivência ou de um saber didático. Abordar as situações sociais críticas é ampliar os limites do dizível da experiência clínica psicanalítica, constituindo tanto um desafio que se impõe quanto uma responsabilidade assumida. Este livro é um convite à troca de ideais, a construção de novas abordagens metodológicas, que justifiquem a pertinência da psicanálise na cultura.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Jorge Broide
Graduado em Psicologia pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1979, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1993 e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2006. Professor do curso de psicologia na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde -PUC/SP.Professor do curso de Pós-Graduação lato-senso"Psicossociologia de Juventude e Políticas Públicas na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo.Professor de Psicanálise (obra de Sigmund Freud) no Centro de Estudos Psicanalíticos. Coordenador do Conselho Editorial da coleção Juruá Praxis Psicanalítica da Editora Juruá(Curitiba). Psicanalista e consultor, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Experiência no atendimento de situações sociais criticas em ênfase no trabalho individual, grupal e institucional.Coordenação de Seminário sobre Freud e Grupos( Associação Psicanalítica de Porto Alegre) em São Paulo. Membro enquanto SUR Clínica e Intervenção Social da Rede Latino-Americana de Reparação Psíquica RELARP, Fomentada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Escuta Autor JORGE BROIDE ISBN-13 9788571373709 Edição 1 Ano da edição 2015 Número de Páginas 192 Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: