WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

A psicologia na saude - da atençao primaria a alta complexidade

Mais Imagens

Descrição

Detalhes

Capítulo 1 – 20 anos de Psicologia nos Hospitais da Misericórdia: nossa missão, nossa visão, nossos valores;

Capítulo 2 – A Psicologia e a Humanização da Atenção à Saúde: interfaces e distinções de duas esferas de atuação;

Capítulo 3 – Políticas Públicas de Saúde, Saúde Mental e a inserção do psicólogo nesse contexto;

Capítulo 4 – Possibilidades de atuação do psicólogo na Atenção Primária à Saúde;

Capítulo 5 Possibilidades de atuação do psicólogo na Saúde Mental;

Capítulo 6 – Casos de difícil manejo em Saúde Mental;

Capítulo 7 – Atendimento psicológico em enfermarias;

Capítulo 8 – A atuação da Psicologia Hospitalar em ambulatórios;

Capítulo 9 – Atendimento psicológico em Unidades de Terapia Intensiva;

Capítulo 10 – Atendimento psicológico em transplantes e doação de órgãos, células e tecidos

Capítulo 11 – Neuropsicologia nas doenças neurológicas;

Capítulo 12 - Neuropsicologia e Neurocirurgia;

Capítulo 13 - A Neuropsicologia no contexto da Saúde Mental;

Capítulo 14 - A Psicologia Hospitalar na população carcerária

Capítulo 15 – Psico-oncologia;

Capítulo 16 – A Psicologia nos cuidados paliativos;

Capítulo 17 - Psicogeriatria;

Capítulo 18 - O atendimento psicológico familiar nas unidades de saúde;

Capítulo19 - A Psicologia na saúde do trabalhador da saúde: evolução e desafios;

Capítulo 20 - A formação do psicólogo da saúde: ensino e produção de conhecimento;

Capítulo 21 - A Educação Continuada para o psicólogo da saúde

Sumário

Summary

Esta obra nos oferece uma visão clara e organizada do quão ampliados se encontram, hoje, o campo de atuação e as oportunidades de qualificação profissional dos psicólogos na área da saúde - na atenção primária, nos ambulatórios, nos hospitais e nas interfaces com as diversas especialidades médicas. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas para o enfrentamento dos novos desafios que emergem nesse contexto. 


Sobre o Autor

Sobre o Autor

Wilze laura Bruscato

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973) , especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1992) , especialização em Psicose pelo Instituto Sedes Sapientiae (1994) , mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2001) . Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia hospitalar, Síndrome de Burnout, Saúde mental, Relações objetais, Psicanálise.

Adriana Aparecida Fregonese

Possui licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2000) e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2001). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2006). Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2014). Atualmente é psicóloga - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenadora do Setor de Especialidades em Psicologia do Serviço de Psicologia da Santa Casa de SP. Professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Supervisora e orientadora dos cursos de Especialização em Psicologia Hospitalar da FCMSCSP, Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde da FCMSCSP e Neuropsicologia da FCMSCSP. Membro da Comissão de Mortalidade Materna e Fetal e da Comissão de Imunologia da Santa Casa de São Paulo. Membro da Diretoria Estadual (São Paulo) da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO). Professora Assistente do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA HOSPITALAR, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da mulher, Saúde materno-infantil, Psico-oncologia, Cuidados Paliativos e Avaliação Psicológica em Psicologia da Saúde.

Ana Paula Sabatini de Mello Braga

possui graduação em Comunicação Social Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1996) e graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). É pós-graduada em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é Neuropsicóloga, Chefe do Setor de Neuropsicologia do Serviço dePsicologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Coordenadora e Docente do curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP . Tem experiência na área dePsicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e reabilitação neuropsicológica, psicologia hospitalar, neurologia e neurocirurgia.

Flavia Fusco Barbour

Psicóloga - UniFMU (2000). Concluiu em 2005 o Programa de Aprimoramento na Área de Psicologia em Unidade Básica de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP (3.266 horas). Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Atualmente é Chefe do Setor de Psicologia na Atenção Primária em Saúde da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Coordenadora Técnica do Curso de Pós-Graduação "Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde" pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Comissão Científica do Serviço de Psicologia da Santa Casa de São Paulo.

Maria das Graças Saturnino de Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1995), Especialização em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1999) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade deSão Paulo (2004). Atuou por quinze anos no Serviço de Psicologia da Santa Casa de São Paulo como Psicóloga Hospitalar, Supervisora e Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e Chefe do Setor deEnsino e Pesquisa. Paralelamente, foi professora na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo no Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Atualmente é Professora e Supervisora de Estágios no Cursode Graduação em Psicologia na Universidade Anhembi Morumbi. Reúne experiência assistencial e acadêmica na área de Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia em Pediatria, aspectos psicossociais do adoecimento, formação do profissional de saúde, equipe multidisciplinar e humanização em saúde.

Roseli Lage de Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2001) e doutorado em Ciências - Neurociências e Comportamento pela Universidade deSão Paulo (2011). Formação Couples and Family Theory Course in Rational-Emotive & Cognitive-Behavioral Theory and Techniques e Primary Training Course in Rational-Emotive & Cognitive-Behavioral Theory and Techniques pelo Albert Ellis Institute. Atualmente é psicóloga clínica no Conscientia - Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (2014). Professora do Cursode Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental na Saúde Mental do AMBAN-IPq-HC-FCMSCSP, do Curso deEspecialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Neurológico de São Paulo e do Curso deEspecialização em Terapia Cognitivo Comportamental da Unichristus (Fortaleza-CE). Tem experiência na área dePsicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo comportamental, saúde mental, gerontologia e estresse.

Sandra Regina de Oliveira Rodrigues dos Reis

Mestre em Psicologia Experimental em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2011). Atualmente chefe do Setor de Psicologia Institucional no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário de São Paulo - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições totais, equipe de saúde, hiv/aids e assistência psicológica.

Vivian Azevedo do Amaral

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Atualmente é psicóloga doInstituto de Patologia da Coluna e Psicologa Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É psicóloga clínica e acompanhante terapeutica. Atua principalmente com doenças crônicas, avaliação de pacientes cirúrgicos e aspectos psicossociais.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Artesa
Autor WILZE LAURA BRUSCATO, ADRIANA APARECIDA FREGONESE, ANA PAULA SEBATINI DE MELLO BRAGA, ANDREA CRISTINA DA SILVA, FLAVIA FUSCO BARBOUR, MARIA DAS GRAÇAS SATURINO DE LIMA, ROSELI LAGE DE OLIVEIRA, SADRA REGINA DE OLIVEIRA RODRIGUES DOS REIS E VIVIAN AZEVEDO DO AMARAL. (org)
ISBN-13 9788580401226
Edição 1ª reimpressao
Ano da edição 2014
Número de Páginas 520
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: