WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

A Psicologia tem paradigmas?

Mais Imagens

A Psicologia tem paradigmas?

Preço: R$52,71

Preço Promocional R$52,18

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O relançamento deste livro – em publicação revista e ampliada –, cuja primeira edição foi lançada em 2003 por Iray Carone, chega em boa hora. A nova edição reúne o texto original da professora Iray, em que analisa o debate internacional aberto pela publicação de A estrutura das revoluções científicas (1962) de Thomas Kuhn no interior da psicologia, e uma pesquisa realizada por um jovem pesquisador como resposta ao inadvertido uso da noção de paradigmas na literatura nacional em psicologia.
Em que pese a concepção kuhniana encontrar-se em relativo desuso na psicologia, o discurso da diversidade teórica da psicologia aproxima-se das equivocadas transposições do modelo de Kuhn à psicologia como ciência multiparadigmática, um discurso muito difundido na formação em psicologia e pouco problematizado pelas pesquisas em psicologia.
As análises críticas à psicologia em totalidade – como as realizadas por Lev Vigotski em O significado histórico da crise da psicologia (1927), Georges Politzer em sua Crítica aos fundamentos da psicologia (1928) e Lucien Sève em Marxismo e teoria da personalidade (1969) – já nos figuram como um passado distante, obliterado pela “coexistência pacífica” entre as diversas teorias psicológicas. A isso serviu o discurso da psicologia como ciência multiparadigmática.
Nestes tempos em que permanecem adormecidos os grandes debates sobre o estatuto epistemológico da psicologia, esperamos que a reedição desta obra possa servir como contributo à pesquisa dedicada e prolongada, qualidades em notável decadência no cenário intelectual hodierno.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

IRAY CARONE

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), e reconhecimento de título de Doutor em Filosofia pela USP em 1988. Fez estágios de pós-doutorado financiados pela FAPESP, na condição de Visiting Scholar, na Universidade da California (1985, Berkeley), New School for Social Research (1989, NY) e Universidade de Columbia (2001, NY). De Novembro de 2010 a Janeiro de 2011, estagiou na UNED da Espanha, departamento de Sociologia I, com bolsa de Formação Permanente da Fundación Carolina. Lecionou e é credenciada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Foi pesquisadora contratada pela Universidade Paulista, de 1998 a 2008, onde exerceu a função de Coordenadora Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, preconceito racial, teoria crítica da Escola de Frankfurt, epistemologia das ciências humanas, The Princeton Radio Research Project.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Escuta
Autor IRAY CARONE
ISBN-13 9788571373846
Edição 1
Ano da edição 2016
Número de Páginas 152
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: