TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Loucura e neurose em Freud - a cena originaria da clinica psicanalitica em analise

Mais Imagens

Loucura e neurose em Freud - a cena originaria da clinica psicanalitica em analise

Preço: R$39,00

Preço Promocional R$37,05

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Um lugar para a análise de discurso na formação em Psicologia? Este livro apresenta, na íntegra, dois estudos de Iniciação Científica, em Psicologia, produzidos com o método de Análise Institucional do Discurso . Sua inserção numa Coleção intitulada Análise do Discurso e Ensino justifica-se por ter sido uma situação de ensino, com suas exigências e favorecimentos, o contexto das pesquisas e escritura dos textos. Justifica-se, também, por se tratarem, os dois estudos, de análises de discurso. A Análise Institucional do Discurso no Ensino da Pesquisa em Psicologia: é isso que nos dispomos a mostrar. E, ainda que discutida diretamente apenas em um dos capítulos, a intenção que atravessa todo o livro é demonstrar que produzir pesquisa pela análise de discurso é uma possibilidade diferenciada de fazer psicologia.  Mais: com esses estudos, pretendemos demonstrar uma estratégia de pensamento, um método, para tratar a psicanálise nas fronteiras com outras áreas do conhecimento; tais como a linguística pragmática da AD francesa de Dominique Maingueneau, a sociologia da Análise de Instituições Concretas de J. A. Guilhon Albuquerque e as ideias de M. Foucault. No ponto de sua inflexão clínica, o saber psicanalítico é tomado como dispositivo discursivo, como prática institucional que tem seu berço nas cenas de atendimentos a neuróticos, e que contribui, para além das neuroses, com um entendimento do discurso delirante que o resgata para a perspectiva das construções subjetivas e das verdades históricas. A aridez das palavras acima, descanse o leitor, será alvo de atenções conceituais e de exemplares clínicos. Isto, para que se faça justiça ao que se pôde configurar pela análise do discurso de Freud, em escritos técnicos, teóricos e de atendimentos a pacientes. Para o momento, é necessário assentar as marcações que nos permitirão fazer remissões às bases que instrumentam o pensamento.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

MARLENE GUIRADO

Professora Livre-Docente e Pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicóloga, Psicanalista e Analista Institucional sua orientação na pesquisa e nas intervenções concretas é a da Análise Institucional do Discurso. Suas publicações tratam das interfaces da Psicologia e da Psicanálise com o pensamento de Michel Foucault, com a linguística pragmática e com a análise de instituições concretas.

FELIPE MARTINS AFONSO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo -2011- e Mestrado em psicologia pelo Instituto de psicologia da USP -2015-. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Instituições Sociais -Pró-Reitoria de Pesquisa- e pelo Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da Personalidade -PSA-IPUSP-.

LUISA GUIRADO

Doutoranda e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Cursou graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu o XVIII Prêmio Aniela Ginsberg -junho-2009- com o trabalho de Iniciação Científica realizado em 2008, que teve bolsa do PIBIC-CEPE. Participa do Laboratório de Pesquisa Invenções e Redescrições Analíticas do Instituto de Psicologia da USP. Atua na área da saúde, tratamento e prevenção psicológica, com o método da Análise Institucional do Discurso como Analítica da Subjetividade, de Marlene Guirado.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Appris
Categoria P.Neuroses
Autor MARLENE GUIRADO, FELIPE MARTINS AFONSO, LUISA GUIRADO
ISBN-13 9788581920627
Edição 1
Ano de Lançamento 2012
Número de Páginas 223

Talvez você se interesse por estes produtos

Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: