- Descrição
-
Detalhes
A relevância deste livro consiste na articulação entre adolescência e escolarização, tema pouco desenvolvido na área de Psicologia Escolar, bem como no questionamento da concepção hegemônica no campo da Psicologia sobre a adolescência, a partir de uma perspectiva crítica em que se enfatiza a constituição social e histórica dos fenômenos, em oposição à sua naturalização.
- Sumário
-
Summary
Prefácio
Apresentação
CAPÍTULO 1
Introduzindo Questões sobre Adolescência e EscolarizaçãoExplicitação do referencial teórico utilizado: uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar
Apontamentos gerais sobre a adolescência
CAPÍTULO 2
Psicologia e Adolescência: uma história marcada pela naturalização desse fenômenoO predomínio de uma concepção naturalizante
A naturalização em questão: uma concepção sócio-histórica sobre a adolescência no campo da Psicologia
CAPÍTULO 3
Caminhos Percorridos pela Pesquisa: apontamentos sobre o método utilizadoParticipantes
Trajetória do trabalho de campo
Análise
CAPÍTULO 4
O que Dizem os Jovens AlunosA condição de alunos adolescentes
Relação com demais participantes do contexto escolar
Considerações e sentimentos relativos ao dia a dia escolar
Críticas e propostas referentes à educação escolar
O sistema de avaliação e reprovação
Recado dos jovens para a sociedade: o Partido dos Adolescentes da Nação
CAPÍTULO 5
Considerações sobre Adolescência e Escolarização à Luz de uma Perspectiva Crítica em Psicologia Escolar
Anexo
Documento Elaborado pelos Alunos
Referências - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Ana Karina Amorim Checchia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em "Psicologia e Educação: Processos de Aprendizagem e Escolarização" pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2001), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP (2006 e 2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atentando para temas relativos à formação e atuação do psicólogo, com base em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar, e à formação inicial de professores. No doutorado, dedicou-se à investigação de contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores, tendo a disciplina Psicologia da Educação - ministrada em cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas - como possível expressão de discussões relativas ao processo de escolarização, proferidas neste campo do conhecimento. Atualmente é Pós Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor ANA KARINA AMORIM CHECCHIA ISBN-13 9788575164235 Edição 1 Ano da edição 2010 Número de Páginas 156
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: