• Ao comprar este item você receberá 432 pontos!

Adolescentes em conflito - violencia, funcionamento antissocial e traços de psicopatia

Mais Imagens

Adolescentes em conflito - violencia, funcionamento antissocial e traços de psicopatia
R$108,10

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

A expressão ‘adolescentes em conflito com a lei’ tem se mostrado recorrente na literatura nacional, principalmente a partir da década de 1990, quando do advento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Visando substituir denominações como “menor infrator” ou “delinquente juvenil”, a expressão popularizou-se, porém, manteve-se enigmática. Em conjunto, tais denominações se revelam abrangentes, tanto na perspectiva jurídica quanto na clínica, ainda que não devidamente explicativas, carregam consigo inúmeros fenômenos latentes. De um modo geral, o livro procura abranger diferentes perspectivas e contextos que a realidade atual apresenta, sem a pretensão de contemplar todos os aspectos que envolvem a avaliação e as intervenções com adolescentes, em conflito com a lei. O trabalho direciona-se para estudantes, profissionais e pesquisadores do campo da psicologia e psiquiatria e a outros profissionais interessados em aprofundar conhecimentos oriundos de pesquisas e intervenções realizadas e obter novas formas e abordagens para maior compreensão sobre os adolescentes, a sociedade e seus verdadeiros conflitos.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Gabriel Jose Chitto Gauer

Possui graduação em Medicina (1984). Especialização em Psiquiatria pela PUCRS (1988), com o trabalho de conclusão Psicodinâmica das Relações de Casal. Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS (1995), com a Tese Atividade Natural Killer em Pacientes com Depressão Maior. Pós Doutorado no "Center for Anxiety Disorders" da Universidade de Maryland (2001), É Professordo Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Avaliação e Intervenção em Psicologia e Psiquiatria, Adaptação e Aplicação de Instrumentos, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, psicopatia, ansiedade social, depressão, intervenções psicológicas e psicoterapia..

Silvio José Lemos Vasconcellos

Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia dessa universidade. Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia e do Transtorno de Personalidade Antissocial. Dedica-se, atualmente, à construção e validação de instrumentos para avaliar mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de diferentes transtornos mentais.

Tárcia Rita Davoglio

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atualmente em estágio pós-doutoral, com ênfase em avaliação psicológica aplicada à educação e saúde. Psicóloga, graduada em Psicologia Habilitação para Psicólogo e em Psicologia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui mestrado em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialização em Psicoterapia Psicanalítica (UNISINOS), Especialização em Gestão Empresarial (FGV-RJ), Formação em Psicopatologia do Bebê (Paris 13). Atua em Psicologia Clínica com ênfase em intervenções terapêuticas psicanalíticas, em avaliação psicológica em contextos clínicos, educativose jurídicos e como docente na graduação e pós-graduação. É professora da Faculdade de Educação/PUCRS; do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC/RS) e da Especialização em Avaliação Psicológica da Faculdade Meridional (IMED/RS). É líder do grupo de pesquisa Psicologia Aplicada: Pessoa e Contextos.Os principais temas de interesse são: Saúde mental; violências e vulnerabilidades; Personalidade; Desenvolvimento humano e práticas educativas; Intervenções psicanalíticas; Avaliação psicológica e psicossocial; Instrumentos e evidências de validade.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Casa do Psicologo
Categoria DH.Adolescencia
Autor GABRIEL JOSE CHITTO GAUER, SILVIO JOSE LEMOS VASCONCELLOS E TARCIA RITA DAVOGLIO. (org)
ISBN Não
ISBN-13 9788580400083
Edição
Ano de Lançamento 2012
Número de Páginas 236
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Digite seu CEP