- Descrição
-
Detalhes
Biblioteca Juruá de Pesquisas em Afetividade Ampliada
Coordenadores: Helga Loos-SantAna e René Simonato SantAna-Loos
O presente livro volta sua atenção para a investigação da identidade da pessoa com Altas Habilidades-Superdotação -AH/S- - ou identidade superdotado, como se optou por denominar - e problematizar que esta identidade depende intimamente da resiliência, interpretação que pode se mostrar inovadora dentro deste campo científico.
A pesquisa realizada possui como suporte teórico-metodológico principal o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada -Loos-SantAna & SantAna-Loos-, o qual subsidia a análise inter-relacional de quatro importantes dimensões psicológicas: a identidade -base da dimensão configurativa-, o self -base da dimensão recursiva-, com ênfase nas crenças autorreferenciadas-, a resiliência -que, entendida de modo ampliado, torna-se a base da dimensão criativa- e a alteridade -base da dimensão moduladora-.
A partir deste modelo, buscou-se fornecer elementos que avançam na compreensão da constituição da identidade superdotado sem negligenciar a necessária coesão na análise dos aspectos intelectivos, afetivo-emocionais e sócio-interacionais na constituição psicológica da pessoa com AH-S.
- Sumário
-
Summary
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
1.1 Desenvolvimento Humano
1.2 Inteligência
1.3 Altas Habilidades-Superdotação
1.4 Afetividade e Emocionalidade
1.4.1 Desenvolvimento emocional da pessoa com Altas Habilidades-Superdotação
1.5 Identidade
1.6 Self eCrenças de Autorreferência
1.6.1 Autoconceito
1.6.2 Autoestima
1.6.3 Crenças de controle, agência e competência
1.6.4 Relações entre crenças de autorreferência -autoconceito, autoestima e crenças de controle- e Altas Habilidades-Superdotação
1.7 Alteridade
1.7.1 Alteridade e Altas Habilidades-Superdotação
1.8 Resiliência
1.8.1 Resiliência e Altas Habilidades-Superdotação
1.8.2 Resiliência e Coping
Capítulo 2 - SISTEMA TEÓRICO DA AFETIVIDADE AMPLIADA -STAA-
2.1 Sistema Teórico da Afetividade Ampliada: a Qualidade das Interações em Foco
2.2 A Constituição da Psique - Identidade: Dimensão Configurativa
2.3 A Constituição da Psique - Self: Dimensão Recursiva
2.4 A Constituição da Psique - Resiliência: Dimensão Criativa
2.5 A Constituição da Psique - Alteridade: Dimensão Moduladora
Capítulo 3 - O ESTUDO EMPÍRICO
3.1 Considerações Iniciais
3.2 Participantes e Instrumentos
3.2.1 Participantes
3.2.2 Instrumentos de coleta de dados
3.3 Análise dos Resultados
3.3.1 Resultados das escalas psicológicas
3.3.2 Discussão parcial dos resultados: Crenças autorreferenciadas, Resiliência e Altas habilidades-Superdotação
3.3.3 Resultados dos instrumentos qualitativos: Entrevista Semiestruturada e Expressões Incompletas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Superdotado, afinal, quem é esse sujeito? As Altas Habilidades-Super-dotação na perspectiva do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada
REFERÊNCIAS
Apêndice 1 - Roteiro de Entrevista Semiestruturada
Apêndice 2 - Expressões Incompletas
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
KARINA INÊS PALUDO
Doutoranda e mestre em Educação, linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Educação, com ênfase em Técnicas e Métodos de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
HELGA LOOS-SANT'ANA
Doutora em Educação, área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com permanência de 18 meses no Instituto de Psicologia da Philipps-Universität Marburg, Alemanha. Mestre em Psicologia, área de concentração: Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
RENÉ SIMONATO SANT'ANA-LOOS
Doutor em Educação, linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação, linha de pesquisa: Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Jurua Autor KARINA INES PALUDO. HELGA LOOS-SANT'ANNA, RENE SIMONATO SANT'ANA-LOOS, ISBN-13 9788536248998 Edição 1 Ano da edição 2014 Número de Páginas 210
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: