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Aprendizagens e jogos digitais

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Aprendizagens e jogos digitais
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Nesta obra, o autor lança vários questionamentos, dentre eles - Como os jovens aprendem? Quais são os espaços de aprendizagem privilegiados pelos jovens na sociedade contemporânea? Como os jovens se relacionam com os saberes ensinados na escola e os saberes midiáticos? O livro apresenta também análises de aprendizagens, raciocínios e ideias históricas que os sujeitos-jogadores operam por meio do jogo de computador 'Age of Empires III', que simula acontecimentos históricos. A obra visa a levantar novos questionamentos, reflexões e buscas sobre o papel da mídia e dos espaços virtuais na aprendizagem histórica.

Sumário

Summary

Prefácio: conversas e controvérsias entre nativo e migrante – um jogo de espelho sobre jogos digitais

Apresentação: alguns percursos até a delimitação do objeto

Capítulo 1 - O Universo dos Jogos Digitais
Considerações iniciais sobre o jogo digital
Sobre o conceito de jogo
Jogo como atividade livre
O jogo está regulado por regras e normas
O jogo, as regras e as relações humanas
O jogo não é realidade?
Jogos, tempo e espaço
Jogos, competição, resultado e imprevisibilidade
Conceito de jogo digital e seus suportes
Tipos de jogos digitais: uma escolha de classificação
Sobre as características dos jogos e dos jogadores em diferentes suportes

Capítulo 2 - Jogos Digitais e Aprendizagem
Aprendizagem – contribuições de Vygotsky
Os jogos digitais e o pensamento de Vygotsky
Perspectivas da mediação interativa na aprendizagem aberta
A ética hacker e a aprendizagem aberta
Games e aprendizagem – os caminhos percorridos pelos jogadores

Capítulo 3 - Age of Empires III: o jogo, suas características e aproximações com a história
Sobre o jogo Age of Empires
A terceira aventura do game: foco da pesquisa
Características de instalação e versões
O jogo, suas estruturas e personagens
O game e suas “civilizações”
O game e suas construções
Formas de jogar
Possíveis historiografias do jogo

Capítulo 4 - Operações da Cognição Histórica e a Aprendizagem da História: sobre possibilidades no mundo dos jogos digitais
Tempo, espaço e jogos digitais
Sobre as narrativas nos jogos digitais
A imaginação e a construção da História nos jogos digitais
Sobre os conceitos e os jogos digitais
Analogia

Considerações Finais

Referências
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestre e Doutor em Educação pela UFMG (2002 e 2009). Trabalhou na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Trabalhou na Universidade Fumec entre 2002 e 2008, onde desenvolveu atividades como diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolvi diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação, coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU. Membro da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Desde agosto de 2012 trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É atualmente o coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMG . Autor dos livros: Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente (Autentica, 2004), Aprendizagens e jogos digitais (Alinea, 2011) e Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais (Tekne, 2014). Possui diversos capítulos de livro publicados, bem como artigos em periódicos científicos. Desenvolve projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG na area de modelagem computacional, formação de professores e ensino e aprendizagem por meio de museus.

Detalhes do Produto

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editora Alinea
Autor EUCIDIO PIMENTA ARRUDA
ISBN-13 9788575164631
Edição 1
Ano da edição 2011
Número de Páginas 196
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