TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

Mais Imagens

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica
Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)" />
R$112,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento.

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar.

Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento.

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA.

Sumário

Summary

Parte I.
Transtorno do Espectro Autista (TEA): conceituação e considerações sobre o processo psicodiagnóstico

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

Parte II.
Áreas e instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica.

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

7. Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de avaliação no contexto nacional.

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Parte III.
Relatos de experiências: avaliação do Transtono do Espectro Autista em serviçõs públicos de referência e casos clínicos
 

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

Posfácio
Sobre autores
Índice remissivo

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Cleonice Alves Bosa

Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino: graduação e pós-graduação stricto e lato sensu.

 

Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira

Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana (Cuba), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutora em Saúde pela UFSC. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Défict de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Hogrefe Livros
Autor

Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)

Edição
Ano da edição 2017
Número de Páginas 312
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: