TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Intervenção em Autismo: O modelo de Atenção Conjunta e Modulação Emocional (ACME)

Mais Imagens

Intervenção em Autismo: O modelo de Atenção Conjunta e Modulação Emocional (ACME)
R$66,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

O presente texto utiliza uma linguagem simples e prática para guiar o leitor pelo mundo da mente de crianças e pessoas com TEA severo e moderado.

Os autores apresentam atividades extremamente práticas para desenvolver os seguintes aspectos:

Estimulação de formatos básicos de interação.

Estimulação para desenvolver atuação compartilhada (joint action).

Estimulação para desenvolver ação conjunta (joint attention).

Estimulação para desenvolver brincadeira social e de faz de conta.

  • Desenvolvimento da comunicação não verbal.
  • Desenvolvimento das primeiras palavras.
  • Desenvolvimento da imitação.
  • Desenvolvimento da estrutura básica da interação social.
  • Estimulação dos processos psicológicos básicos para a interação social.
  • Estratégias avaliativas da comunicação não verbal.
  • Estratégias para o controle de problemas de comportamento.
  • Estimulação do desenvolvimento emocional, da empatia e do altruísmo.

 

As atividades apresentadas têm sido aplicadas por milhares de famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas e o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar.

O texto se complementa com as anedotas e as reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa viver com uma pessoa com TEA, convivendo com um estilo diferente de viver, com desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença.

O modelo de intervenção comunicativa descrito neste livro foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área dos TEA – Transtornos do Espectro Autista, transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem mas também às famílias.

Nos últimos anos, os autores têm aplicado o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve e outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social (síndrome de Down, Angelman, X Frágil etc.). O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo.

As estratégias e atividades apresentadas foram desenvolvidas para facilitar o convívio das famílias com seus filhos com TEA, usando materiais simples, utilizando as rotinas do cotidiano, tanto em casa quanto na escola. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.

Sumário

Summary

Prefácio

Prólogo

Introdução

Capítulo 1 –
TEA e as condições necessárias para poder se comunincar (um pouco de teoria e fundamentos para compreender as atividades do modelo ACME)

Capítulo 2 –
Considerações com relação à avaliação inicial

Capítulo 3 –
Desenvolvendo os formatos de ação

Capítulo 4 –
Desenvolvendo a atuação compartilhada

Capítulo 5 –
Compreensão dos primeiros gestos e das primeiras palavras

Capítulo 6 –
Estimulando as primeiras palavras

Capítulo 7 –
Estimulação de Processos Cognitivos Básicos (PCB)

Capítulo 8 –
Imitação inicial

Capítulo 9 –
As quatro dimensões centrais de cada atividade

Capítulo 10 –
Treino básico da empatia

Capítulo 11 –
Mais elementos para o controle de condutas inadequadas

Capítulo 12 –
Resumo do modelo ACME

Palavras finais

Referências

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Jôse Flávia Kaufmann é brasileira e tem estudos em Teologia (Universidade Adventista de Chillán – Chile). Formada em Pedagogia com menção em Orientação Familiar (Universidade Mariano Egaña – Chile) e Pós-graduada em Psicopedagogia (Uniasselvi, Brasil), tem uma grande experiência como diretora e coordenadora do centro Dynamis Chile e, nos últimos anos, dos programas de atenção clínica e imersão familiar para crianças com TEA e TDAH no Centro Dynamis em Blumenau, SC, Brasil.
Mãe de Christopher, um menino com TEA em grau severo, complementa a sua formação profissional com a experiência de ser mãe de uma criança diferente, orientando as familias no caminho de conviver com um filho(a) com dificuldades de comunicação.

Miguel Higuera Cancino é chileno, formado em Fonoaudiologia na Universidade do Chile, com Licenciatura em Ciências da Saúde (Universidade do Chile). Mestrado em Educação Superior (Universidade Mayor, Chile). Foi professor das escolas de Fonoaudiologia das ambas universidades e tem uma larga experiencia como palestrante internacional nas áreas do TEA, TDAH, aprendizagem, inclusão escolar e transtornos da linguagem. Tambem é assessor de revistas científicas e tem publicado livros e artigos sobre temas relacionados com avaliação da linguagem, terapia e ética profissional. No Brasil, tem validado o seu título de fonoaudiologo (UFSM-RS) e tem a pós-graduação em Psicopedagogia e ABA aplicado ao Autismo. Atualmente é coordenador clínico e acadêmico no Centro Dynamis, Blumenau, Brasil.
Junto com Flávia, compartilha a experiência de ser pai de um menino com TEA severo.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Wak
Autor Miguel Antonio Higuera Cancino e Josê Flávia Kaufmann
ISBN-13 9788578544287
Edição
Ano da edição 2018
Número de Páginas 224
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: