WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Subjetividade Contemporanea - desafios teoricos e metodologicos

Mais Imagens

Subjetividade Contemporanea - desafios teoricos e metodologicos

Preço: R$45,90

Preço Promocional R$39,93

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Esta coletânea reúne onze trabalhos de pesquisadores pertencentes ao Grupo de Trabalho “Subjetividade Contemporânea”, ligado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e coordenado por Suely Rolnik.

A temática da Subjetividade Contemporânea exige um trabalho com o pensamento que possa dar conta de uma dimensão coletiva, que está ao mesmo tempo aquém e além do indivíduo e do mundo, aquém e além do sujeito e da sociedade. Esta dimensão que não possui nem a forma do indivíduo, nem a da sociedade, é a dimensão das forças que engendram  as formas subjetivas e objetivas.

Tendo em vista esta colocação do problema, apresentamos aqui estudos  voltados para a análise política das forças contemporâneas que atravessam e constituem os modos de subjetivação contemporâneos e que estão comprometidos com a produção de conhecimento neste campo. Por essa razão, esses trabalhos são portadores de um esforço de cartografar os regimes de assujeitamento e controle, e as estratégias de resistência e criação. Trata-se, portanto, menos da apresentação de certo estado de coisas da subjetivação contemporânea, mas principalmente, como indica Deleuze, de “buscar novas armas” que façam frente às modulações do controle no contemporâneo, que são flexíveis na forma, mas incansáveis na produção permanente de novos submetimentos. 

Desejamos disseminar nossas pesquisas e discussões buscando leitores-interlocutores que componham conosco um espaço de mútua afetação, com laços tecidos não por marcas teórico-ideológicas, mas na recusa de uma individualidade atomizada e competitiva que a todos se impõe, e pelo desejo de produção coletiva de novos modos de subjetivação no enfretamento de nosso contemporâneo.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Elizabeth Araújo Lima
É professora do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC- SP) e pós-doutora pela University of the Arts, London, junto ao TRAIN - Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation. Pesquisadora e fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional (FMUSP), integra também do Grupo de Pesquisa Políticas da Subjetividade. É autora do livro Arte, clínica e loucura: território em mutação, (Editora Summus, 2009), e de diversos artigos em periódicos. Em suas pesquisas investiga como os campos da arte e da saúde passaram a se atravessar e se relacionar no Brasil a partir do séc. XX. Seus estudos focalizam também as práticas contemporâneas que conectam os processos criativos com a produção de subjetividade.

João Leite Ferreira Neto
Doutor em Psicologia pela PUC-SP, professor do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da PUC Minas. Tem como principais temas de pesquisa: saúde pública/saúde mental, formação do psicólogo e subjetividade contemporânea. Autor do livro A formação do psicólogo: clínica, social e mercado (Escuta, 2004).

Luis Eduardo Aragon
Médico, mestre em cardiologia pela UNIFESP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (Departamento Formação em Psicanálise), doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade). Autor do livro O Impensável na Clínica: virtualidades nos encontros clínicos, Editoras Sulina/UFRGS.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Crv
Autor Elizabeth Araújo Lima João Leite Ferreira Neto Luis Eduardo Aragon
ISBN-13 9788562480348
Edição
Ano da edição 2010
Número de Páginas 178

Talvez você se interesse por estes produtos

Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: