TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Educação em Diálogo

Mais Imagens

Educação em Diálogo
R$69,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

As entrevistas reunidas neste livro compõem um extenso painel. Sobre o pano de fundo de questões de amplo alcance como a relação entre educação e modo de produção, a formação integral do ser humano, concepções e inovações pedagógicas, educação e transformação social, são tratadas questões de grande atualidade. Com efeito, a maior parte das entrevistas versa sobre os problemas atuais da educação brasileira, enfocando, especialmente, as iniciativas no âmbito da política educacional, cujos acertos e equívocos são submetidos à análise e avaliação crítica. Nesse contexto, a LDB, o PNE, o Fundeb, o PDE, o Enem, o Prouni, o Fies, o Reuni, a Conae, o projeto do novo PNE, as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a relação entre educação e informática, pedagogia universitária, analfabetismo no Brasil são abordados de forma crítica e objetiva. Diante dos mais variados e cruciais problemas que vêm afetando a educação brasileira, o autor posiciona-se e não se furta a apresentar soluções. Dessa forma contribui para fazer avançar o debate e, principalmente, para reorganizar o ensino em todos os níveis na forma de um sistema nacional com alto padrão de qualidade em sintonia com as expectativas acalentadas pela população brasileira. Com esta obra, a Editora Autores Associados coloca à disposição dos leitores, de modo geral, um valioso instrumento que traz importantes esclarecimentos sobre os candentes problemas da educação brasileira atual. Especificamente os professores passam a contar com subsídios suscetíveis de enriquecer seu trabalho nas várias disciplinas que integram os currículos dos cursos de formação docente. 

Sumário

Summary


Prefácio

I. Sistema sem sistema: Lei nova (5.692/71)

também não cria sistema

II. Educación y transformación

III. O Histedbr e a educação no Brasil

IV. O PDE e a “pedagogia de resultados”

V. Educação e ambiguidade ideológica

VI. Ideologia e legislação educacional

VII. Jornal da Educação

VIII. Pedagogia, políticas educativas e o sindicato de professores

IX. Intelectuais, educação e partidos políticos

X. Azanha e o “abstracionismo pedagógico”

XI. A pedagogia histórico-crítica e as escolas

XII. O PDE um ano depois

XIII. Educação e modo de produção

XIV. Educação e informática

XV. “Aprender a aprender”, o slogan que vis a manter os alunos na ignorância

XVI. Diretrizes curriculares nacionais do curso de pedagogia

XVII. Outro olhar sobre nossa educação

XVIII. Pedagogia universitária

XIX. Competências de União, estados e municípios na educação

XX. Educação como formação integral do ser humano

XXI. Concepções e inovações pedagógicas

XXII. Conferência Nacional de Educação (Conae)

XXIII. Educação e transformação social

XXIV. Questões para a pedagogia histórico-crítica

XXV. Conferência Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação

XXVI. Políticas de educação, Marx, trabalho e socialismo

XXVII. Do PDE ao Sistema Nacional de Educação

XXVIII. A educação fora da escola

XXIX. Plano Nacional de Educação foi solenemente ignorado

XXX. Educação de qualidade no ensino médio

XXXI. O CNPq e o apoio às pesquisas educacionais

XXXII. Desigualdade social e dificuldade de progressão nos níveis de ensino

XXXIII. Analfabetismo no Brasil e no mundo

XXXIV. Avanço tímido e lento no ensino brasileiro

XXXV. A educação brasileira na primeira década do século XXI

Sobre o autor

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Dermeval Saviani, formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUCSP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da Unicamp o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de pesquisador emérito do CNPq. 

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Autores Associados
Categoria E.Pedagogia
Autor Dermeval Saviani
ISBN-13 9788574962672
Edição 1
Ano de Lançamento 2011
Número de Páginas 336
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: