TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

História do Tempo e Tempo da História

Mais Imagens

História do Tempo e Tempo da História
R$49,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

Os capítulos que compõem este livro foram escritos em diferentes oportunidades, cobrindo um período que se estende de 1998 a 2014. Embora versem sobre temas variados, todos os trabalhos mantêm em comum a referência à história da educação. Resultados de um longo processo de investigação historiográfica, os trabalhos incluídos nesta obra foram, na sua maioria, apresentados em eventos da área de história da educação. Tratando de temas relevantes que não se esgotam no passado, mas que reverberam ainda no nosso presente educacional com repercussões no futuro próximo, este livro coloca à disposição dos professores de história da educação e dos educadores de modo geral um material que, pelo alto potencial formativo propiciado pelo conhecimento histórico, sem dúvida será de grande utilidade na programação das disciplinas que compõem os currículos escolares tanto da educação básica como da educação superior.

Sumário

Summary

Prefácio

Capítulo I: Da história do tempo ao tempo da história
Capítulo II: Equidade e qualidade em educação: equidade ou igualdade?
Capítulo III: A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia  
Capítulo IV: Ideias para um intercâmbio internacional na área de história da educação
Capítulo V: O público e o privado na história da educação brasileira
Capítulo VI: A trajetória da pedagogia católica no Brasil: da hegemonia à renovação pela mediação da resistência ativa
Capítulo VII: O Histedbr na organização do campo da história da educação brasileira
Capítulo VIII: Os balanços na historiografia da educação brasileira: sentidos e perspectivas
Capítulo IX: Circuitos e fronteiras da história da educação
Capítulo X: A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar
Capítulo XI: Sentido e busca da excelência na história da educação brasileira
Capítulo XII: História do presente e história do futuro: a crise estrutural do capitalismo, a educação e a escola do século XXI

Referências

Sobre o autor

Prefácio
Capítulo I: Da história do tempo ao tempo da história
Capítulo II: Equidade e qualidade em educação: equidade ou igualdade?
Capítulo III: A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia  
Capítulo IV: Ideias para um intercâmbio internacional na área de história da educação
Capítulo V: O público e o privado na história da educação brasileira
Capítulo VI: A trajetória da pedagogia católica no Brasil: da hegemonia à renovação pela mediação da resistência ativa
Capítulo VII: O Histedbr na organização do campo da história da educação brasileira
Capítulo VIII: Os balanços na historiografia da educação brasileira: sentidos e perspectivas
Capítulo IX: Circuitos e fronteiras da história da educação
Capítulo X: A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar
Capítulo XI: Sentido e busca da excelência na história da educação brasileira
Capítulo XII: História do presente e história do futuro: a crise estrutural do capitalismo, a educação e a escola do século XXI
Referências
Sobre o autor
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Dermeval Saviani é graduado em filosofia (1966), doutor em filosofia da educação (1971) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente em história da educação (1986) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência no campo da educação, com ênfase em filosofia e história da educação, pesquisando, publicando e proferindo conferências principalmente sobre os seguintes temas: educação brasileira, pedagogia e teorias da educação, filosofia da educação, história da educação, história da educação brasileira, história da escola pública, historiografia e educação, formação docente, política educacional e legislação do ensino. Atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), atuando como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Autores Associados
Categoria E.Pedagogia
Autor Dermeval Saviani
ISBN-13 9788574963556
Edição 1
Ano de Lançamento 2015
Número de Páginas 192
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: