TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares

Mais Imagens

O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares

Preço: R$49,00

Preço Promocional R$46,55

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

A pedagogia histórico-crítica constitui-se em uma teoria pedagógica que, ao longo de seus mais de trinta e cinco anos de existência, acumula uma significativa história de estudos, pesquisas, produções científicas, eventos, discussões e experiências na tentativa de implementá-la em diferentes redes educacionais, por distintos estados brasileiros. Trata-se não apenas de mais uma teoria pedagógica, mas de uma teoria contra-hegemônica que pretende pensar em uma educação para outra sociedade. Diante disso, esta obra, ao se somar às já existentes, apresenta-se como uma significativa contribuição, tanto para aprofundar a compreensão teórica, como para ajudar a todos aqueles que estão à espera de um apoio para pensar em como organizar e fazer uma prática pedagógica de acordo com a pedagogia histórico-crítica nas diferentes disciplinas escolares - Paulino José Orso - “Poderíamos, pois, afirmar que o conteúdo deste livro corresponde a uma primeira aproximação ao complexo processo curricular de caracterização das disciplinas, definição de seu conteúdo e orientação do trabalho pedagógico com cada disciplina na implantação da pedagogia histórico-crítica nas redes públicas de ensino com os conhecidos limites decorrentes da precariedade que caracteriza a educação brasileira. Representa, entretanto, um importante avanço. Por isso, além de ser lido por todos os professores, deve ser continuado, ampliado e aperfeiçoado por novas iniciativas que nos aproximem cada vez mais de um ensino público qualitativamente significativo que assegure a todas as crianças e jovens de nosso país a apropriação dos conhecimentos produzidos pela humanidade nas suas formas mais ricas”. (Excerto do Prefácio) - Dermeval Saviani

Sumário

Summary

Sumário

Prefácio

Dermeval Saviani

 Apresentação

As organizadoras

 1. As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Julia Malanchen

 2. Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica

Lígia Márcia Martins

 3. Como pensar e organizar o trabalho pedagógico na educação infantil? Contribuição da teoria histórico-cultural

Alessandra Arce Hai

 4. O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Pedagogia Histórico-crítica

Rozangela Maria Casagrande; Amilton Benedito Peletti; Eraldo Leme Batista

5. O ensino de arte na educação básica e a Pedagogia Histórico-Crítica

Sandra Macanhão Biavatti; Jaqueline Miliavaca Wielewski

 6. Subsídios teórico-metodológicos para o ensino de Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental fundamentados na pedagogia histórico-crítica

Ângela Massumi Katuta; Edenir Theresinha Souto Conselvan; Irani Aparecica de Oliveira Cordeiro; Julsemino Siebeneichler; Vera Lucia Bier

 7. O ensino de ciências e suas contribuições para o desenvolvimento humano e formação dos conceitos: abordagem histórico-cultural para uma prática na pedagogia histórico-crítica

Celso Aparecido Polinarski; Angelita Machado Brizola;  Carmen Regina Nicole

 8. Contribuições do ensino de educação física para a educação infantil com fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural

Carolina Picchetti Nascimento; Matilde Costa Fernandes de Souza; Indialara Taciana Rossa; Ana Cristina Gottardo Buss; Eliane Theinel Araújo Silva

 9. O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica

Francielly Lamboia Giareton; Leonete Dalla Vechia Mazaro; Santa Otani

 10. O trabalho pedagógico na disciplina escolar de língua portuguesa na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Silmara Siqueira Batistel; Margarete Chimiloski Dolla; Angela Maria Junges; Nereide Adriana Miguel de Santana

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Cláudia Pagnoncelli

Mestre em educação pela Unioeste (2015). Tem experiência na área de educação, como professora da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e do ensino médio, assim como coordenadora pedagógica do ensino fundamental, coordenadora pedagógica municipal, responsável pela formação continuada de alfabetização e língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Cascavel. Também tem experiência como diretora do Departamento Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, língua portuguesa, ensino, currículo e gestão.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Autores Associados
Categoria E.Pedagogia
Autor Cláudia Pagnoncelli / Julia Malanchen / Neide da Silveira Duarte de Matos
ISBN-13 9788562019173
Edição 1
Ano de Lançamento 2016
Número de Páginas 336
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: