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Políticas de formação de professores a distância no Brasil

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Políticas de formação de professores a distância no Brasil
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"Esta obra remove os mantos que buscam encobrir a verdade sobre a consolidação da democracia no Brasil via expansão da educação a distância. Tomando como ponto de partida as relações entre o Estado e o capital financeiro internacional, é com êxito que a autora demonstra como se estabelecem consensos em torno da formação a distância de professores, cujo caráter privatista promove a secundarização do ensino na aprendizagem. Ao evidenciar o distanciamento do conhecimento científico constatado pela crítica proeminente das políticas educativas aligeiradas para a formação de professores, provocará no leitor, certamente, uma reflexão fecunda sobre o lugar ocupado na sociedade pelo professor." 

Suze Scalcon (in memoriam), Professora doutora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vice-presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm).

Sumário

Summary

Prefácio
Olinda Evangelista

Introdução

1. O Debate sobre a EaD no Brasil

1. EaD: deslumbramentos de um novo modelo de formação

2. Perspectiva social da EaD: realidade ou ilusão?

3. A outra face da implementação da EaD

4. EaD: tramas de um discurso

5. O determinismo da tecnologia disseminado pela EaD

2. Unesco e Banco Mundial: Políticas e Estratégias para Formação Docente a Distância  

1. O papel articulador e disseminador de um novo ideário na educação realizado pela Unesco e Banco Mundial

2. O Banco Mundial e a educação

3. Unesco: cooperação intelectual e apoio técnico para um novo paradigma de educação

4. Unesco e Banco Mundial: cooperação ou dominação intelectual? 

3. A Regulamentação da EaD no Brasil e a Propagação de um Novo Modelo de Formação Docente

1. Introdução

2. A EaD no Brasil dos anos de 1990 ao novo milênio: regulamentação e expansão

3. A UAB e a expansão da formação docente por meio da EaD nas Ifes

4. O Programa Pró-Licenciatura e a formação a distância de professores em serviço

5. Síntese das políticas de EaD no Brasil entre 1995 e 2006

4. A Gênese da Implementação em Larga Escala da EaD na Formação de Professores no Brasil e o Desejo de Democratização da Educação

1. Panorama da EaD no Brasil  (1995-2006)

2. Democracia e democratização: palavras-chave repletas de encantamento

3. Democracia no capitalismo: qual democracia?

4. Políticas de EaD: democratização ou canto de sereia?

Considerações Finais

Referências

Anexo

Sobre a Autora 

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Julia Malanchen é graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Paraná) (1996), mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007) e doutora em educação escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/ Araraquara). Atualmente é docente no curso de pedagogia da Unioeste/Foz do Iguaçu.

Coordenou o processo de elaboração do currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (2006-2008). Tem desenvolvido projetos de pesquisa e formação continuada, assim como publicado artigos em livros e periódicos nacionais e internacionais sobre educação escolar, currículo e pedagogia histórico-crítica. É integrante do Histedopr/Unioeste e do Estudos Marxistas em Educação/Unesp.

Detalhes do Produto

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editora Autores Associados
Categoria E.Pedagogia
Autor Julia Malanchen
ISBN-13 9788574963624
Edição 1
Ano de Lançamento 2015
Número de Páginas 256
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