WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Psicologia forense - Abordagem critico-complexa

Mais Imagens

Psicologia forense - Abordagem critico-complexa

Preço: R$89,90

Preço Promocional R$85,41

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Este livro contempla um caminho possível para debatermos a complexi­dade do sofrimento humano expresso como violência nas relações. Sofrimento de todos nós: da sociedade, das vítimas, dos agentes e, por seu turno, dos profissionais que tem que lidar ou se posicionar profissional­mente sobre questões inerentemente humanas. A escolha de temas tão áridos (criminalidade, violência, perversão, “psicopatia”) ocorreu devido à nossa convicção de que a violência cresce em gravidade, quantidade e divulgação a cada dia. Como nos diz Girard, “parece que estamos indo em direção a um encontro planetário de toda a humanidade com a sua própria violência”. Muitos esforços são feitos para detê-la, mas, até o mo­mento, quase todas se mostraram infrutíferas. Resultado de uma laboriosa tese de doutorado resultou mais que um estudo acadêmico ou especializado, tonando-se um claro apoio ao movimento humanista da “não-violência”. É notória a falta de serviços psicos­sociais (em especial quanto à avaliação e acompanhamento continuado) que atendam, minimamente, as demandas psíquicas de pessoas em conflito com a lei em decorrência de “transtorno mental” (sofrimento psíquico grave). Por cinco anos pudemos avaliar e atender dezenas de pessoas que vivenciam tal sofrimento. Daí surgiram diversas questões: a Medida de Segurança seria, de fato, eficaz no tratamento de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei?

Sumário

Summary

Introdução

1 Uma Filosofia Atrás das Grades

2 Circunscrição Penal

3 Algumas Questões Éticas em Psicologia Forense

4 O Mal Dentro de Nós

5 A Falência do Sistema Punitivo

6 Nosso (Outro) Olhar

7 A Ética do Cuidado

8 Esferas e Etapas do Cuidar: a Abordagem Personna

9 Sim, é Possível! Demonstrando o Processo

10 Conclusões e Reflexões

Referências

Sobre os Autores

Sobre o Autor

Sobre o Autor

ELISA WALLESKA KRÜGER A. COSTA

Psicóloga Clínica (CRP 01/14.461) e Bacharela em Psicologia pela Uni­versidade de Brasília – UnB. Espe­cialista em Psicologia Jurídica pelo CFP. Mestra e Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Professora de Psicologia na FAE. Voluntária da Rede Solidária Anjos do Amanhã do TJDFT (VIJ). Representante da Aliança Internacional Brasil-Marrocos. Professora Universi­tária, Perita Forense e Escritora. Presi­dente do INSTITUTO PERSONNA de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Criminalidade, Violência, Perversão e “Psicopatia”.

ILENO IZÍDIO DA COSTA

Psicólogo Clínico e Jornalista, Mes­tre em Psicologia Social e da Personalidade, MA em Filosofia e Ética da Saúde Mental (Warwick/Reino Unido), Doutor em Psicologia Clínica e Cultura e Pós-doutor (USP, UFRN, UCB/Lisboa). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, Orientador de Mestrado e Doutorado (PPG-PsiCC/UnB), Coordenador dos Grupos de Intervenção Precoce nas Psicoses (GIPSI), Per­sonna (Estudos e Pesquisas sobre violência, Criminalidade, perversão e “psicopatia”) e do Centro Regional para Enfrentamento às Drogas da UnB (CRR-UnB/Darcy Ribeiro/Senad). Membro do Grupo de Trabalho Psico­logia & Fenomenologia na ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Vice- -Presidente do INSTITUTO PERSONNA de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Criminalidade, Violência, Per­versão e “Psicopatia”.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor Elisa Walleska Krüger A. Costa e Ileno Izídio da Costa
ISBN-13 9788536272559
Edição
Ano da edição 2017
Número de Páginas 246
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: