- Descrição
-
Detalhes
SUMÁRIO
Apresentação
Capítulo 1
Avaliando o Pensamento Operatório em Futuros Professores
Maria Tereza de Oliveira Ramos
Antonio Wilson Pagotti
Capítulo 2
A Avaliação nos Ciclos de Formação: possibilidades e dificuldades
Fátima Garcia Chaves
Eulália Henriques Maimone
Capítulo 3
Formam-se Professores Avaliadores?
Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
Eulália Henriques Maimone
Capítulo 4
A Avaliação que Desejamos em Educação a Distância
Elisa Maçãs
Fábio Rocha Santos
Capítulo 5
O Lúdico no Ensino da Arte
Carmen Aparecida Guarino
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 6
Avaliação Formativa no Ensino Médio: uma experiência significativa envolvendo teatro e literatura
Maria Cleusa Santos Lemes
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 7
Avaliação Formativa: ilusão ou realidade possível?
Regina Célia Bula Tomicioli
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 8
Algumas Contribuições Teóricas para Formação de Professores sobre Avaliação Educacional: dos clássicos ao portfólio como instrumento de avaliação
Clarilza Prado de Sousa
Vânia Maria de Oliveira Vieira
Capítulo 9
Prática Pedagógica e Prática Avaliativa: do falar ao fazer, ainda há muito a percorrer?
Neusi Rosa Gonzaga Oliveira
Ana Maria Faccioli de Camargo
Capítulo 10
Prática Pedagógica e Avaliação: relato de uma pesquisa
Alaíde Rita Donatoni
Sobre os Autores - Sumário
-
Summary
Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, dentre outras. São, portanto, temas atuais, advindos de pesquisas que procuraram relacionar a avaliação à formação de professores, com um olhar mais crítico e relevante sobre uma prática que, teimosamente, insiste em se perpetuar na sua forma tradicional nas salas de aula, causando grandes prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araçatuba (1971), graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Mogi das Cruzes (1975), graduação em Geografia - Fac. Filos. Ciências e Letras de Guarulhos (1980), especializaçáo em Educaçáo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1974), especializaçáo em Educaçáo pela Faculdade Teresa Martin (1975), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, educação, políticas públicas, aprendizagem e políticas educacionais.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor ALAIDE RITA DONATONI (ORG.) ISBN-13 9788575164228 Edição 2ª Ano da edição 2010 Número de Páginas 284
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: