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Baralho dos comportamentos - efeito bumerangue

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Baralho dos comportamentos - efeito bumerangue
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Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva , e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato e Marina Caminha, lançam o Baralho dos Comportamentos, que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento. Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hipervalente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-- comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos. Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos, e nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento “Baralho dos Comportamentos” vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T – trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R – recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I – inove os seus comportamentos.  

Sumário

Summary

Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva , e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato e Marina Caminha, lançam o Baralho dos Comportamentos, que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento. Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hipervalente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-- comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos. Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos, e nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento “Baralho dos Comportamentos” vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T – trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R – recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I – inove os seus comportamentos.  

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Sinopsys
Categoria Mat. Terapeutico
Autor MARINA GUSMAO CAMINHA
ISBN 8564468107
ISBN-13 Não
Edição 0
Ano de Lançamento 0
Número de Páginas 0
Indisponível no fornecedor Não
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