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Bater educa? o que dizem criaças do brasil - testemunhos da violencia domestica fisica contra crianças e adolescentes no

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Bater educa? o que dizem criaças do brasil - testemunhos da violencia domestica fisica contra crianças e adolescentes no
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Esta obra tem como tema o fenômeno da violência doméstica física contra crianças e adolescentes (VDCA) no Brasil, especialmente no que tange à denominada cultura da palmada. Originalmente apresentada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) como Tese de doutoramento em Psicologia, em 2007, trata-se de uma investigação social, de caráter qualitativo, sobre os sentidos de se crescer com palmada. Pretendeu-se compreender os modos de significação das experiências infantis de apanhar do pai ou da mãe na infância, isto é, as sensações, emoções, sentimentos e valores inter-relacionados sobre tais experiências autobiográficas. Debruçando-se sobre o estudo das dimensões constituintes da afetividade, buscou-se aproximar da questão de se a palmada, que se constitui em uma violação do direito à integridade física, psíquica e moral da criança, o é assim por ela vivenciada. Foram captados registros e testemunhos do universo doméstico, no tocante aos processos relativos às maneiras de como se educar uma criança, que fazem parte de um modo de sociabilidade maior, implicando condutas práticas e éticas disciplinares, em que atos de violência física e humilhação de pais contra filhos são encenados cotidianamente.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).Também é Docente do Quadro Permanente do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), também é Mestre e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Foi Professor Titular do Curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP, 2006-2011), onde atuou orientando projetos de pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Cursos e supervisionando estágios em diversos campi no município de São Paulo. Lecionou também na graduação e pós-graduação do Curso de Psicologia da Universidade São Marcos, na capital paulista, onde também atuou como coordenador do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Psicologia. Também foi pesquisador do Laboratório de Estudos da Criança (LACRI) da USP, tendo participado do Projeto Temático da FAPESP. Foi Docente Adjunto do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal daGrande Dourados (UFGD) de 03/2011 a 10/2015 onde presidiu Comissão para Criação do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Psicologia e membro da Comissão que aprovou o Programa de Mestrado na CAPES. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (LEPPSI) onde atua na Linha de Pesquisa Violência, Sociabilidade e Desenvolvimento Humano e investiga modos de socialização, desenvolvimento e constituição de subjetividades. Também atua na Linha Saúde e Sofrimento Emocional em Situações de risco, Vulnerabilidade e Violência na Infância e Adolescência. Possui experiências nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano (Desenvolvimento afetivo, cognitivo e moral), Psicologia Escolar, Psicologia Sócio-histórica, Processos de Significação e Atribuição de Sentidos/ Linguagem, Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Metodologia de Pesquisa.

Detalhes do Produto

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editora Appris
Autor CRISTIANO DA SILVEIRA LONGO
ISBN-13 9788581922287
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 278
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