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Detalhes
Os que aqui cruzam a sétima arte com um tema acadêmico - a Velhice - buscam criar competências para ver, trazendo para leitura e reflexão, não apenas o produto cultural - o filme, em si mesmo -, mas uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar as muitas histórias contadas em imagens, a fim de demonstrar que ver filmes depende de nossas experiências pessoais, do que se encontra ao nosso redor, do grupo social de que fazemos parte, de nossa origem e de nossa vida. Esta coletânea propõe processos de pensar-exemplificar a linguagem cinematográfica naquilo que, na prática pedagógica, possibilita compreender o alcance das imagens como parte do processo educativo, sem escolarizar ou didatizar o cinema. A presente coletânea resulta de afetos, paixões e, também, de preocupações relativas a certas temáticas, como é o caso da Velhice, mas também se preocupa com a Educação e com os processos educativos entendendo que cinema é conhecimento e aprendizagem.
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Sobre o Autor
Neusa Maria Mendes de Gusmão
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doc no Instituto de Ciências Sociais - ICS - da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Livre-Docente na Área de Antropologia e Educação em 2003, FE/UNICAMP e Titular na Área de Antropologia e Educação, FE/UNICAMP em 2009. Atualmente é professora titular, MS-6 da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Educação, atua principalmente nos seguintes temas: cultura, escola, negros, território, direito quilombola, imigração africana. Antropóloga e professora titular (Colaboradora) do DECISE Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação FE/UNICAMP e da Pós-Graduação - Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) do IFCH/UNICAMP. É pesquisadora do CERU/USP. Foi pesquisadora 1D do CNPq entre 1998 e 2008. Dedica-se ao estudo da Antropologia da Educação e das questões étnicas e raciais em diferentes contextos. Membro da ABA Associação Brasileira de Antropologia integrou o Grupo de Trabalho sobre Terras de Quilombo da ABA e integrou a Comissão Nacional de Ensino de Antropologia da mesma associação no período de 2004/2006. Além de artigos referidos à antropologia, educação, relações raciais, infância e velhice, organizou e publicou diversas coletâneas. Entre estas, destaca-se a coletânea Diversidade, cultura e educação. Olhares cruzados São Paulo; Biruta, 2003. Publicou os seguintes livros: Terra de Pretos, Terra de Mulheres terra, mulher e raça num bairro rural negro . Biblioteca Palmares Nº. 6. Ministério da Cultura Fundação Cultural Palmares, Brasília, V. 6. 1995/1996 e Os Filhos da África em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educação . Imprensa de Ciências Sociais/ ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2004 (edição portuguesa). A edição brasileira de mesmo título, adotada institucionalmente por alguns estados brasileiros em função da Lei 10 639, é da Editora Autêntica e foi editado em 2005. Bolsista do Centro de Estudos Sociais - CES/ Universidade de Coimbra, 2011. Professora Visitante da UERJ com bolsa de curta duração pela FAPERJ em 2012.
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editora Alinea Autor NEUSA MARIA M. DE GUSMAO (ORG) ISBN-13 9788575161081 Edição 1 Ano da edição 2005 Número de Páginas 112
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