- Descrição
-
Detalhes
Capítulos:
1. Proficiência em leitura: um panorama da situação;
2. A técnica de cloze na avaliação da compreensão em leitura;
3. Pesquisas com o teste de cloze no Brasil;
4. Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental; Parte II - Capítulos:
5. Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental;
6. Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item;
7. O teste de cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização;
8. Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional;
9. A técnica de cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos;
10. Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar;
11. Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita.
- Sumário
-
Summary
A compreensão em leitura é uma habilidade importante tanto para o sucesso na escolarização formal como para o exercício pleno da cidadania. Este livro coloca em foco a técnica de Cloze como ferramenta que permite tanto o diagnóstico quanto a intervenção nas dificuldades associadas à leitura, possibilitando, assim, colaborar eficazmente com a melhoria das práticas pedagógicas.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou artigos em revistas científicas qualificadas, livros e capítulos de livros. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2015). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017).
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Artesa Autor ACÁCIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS, EVELY BORUCHOVITCH, KATYA L. DE OLIVEIRA ISBN-13 9788573966442 Edição 1 Ano da edição 2009 Número de Páginas 348 Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: