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Comportamento moral - uma proposta para o desenvolvimento das virtudes

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Comportamento moral - uma proposta para o desenvolvimento das virtudes

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COMPORTAMENTO MORAL: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES O propósito deste livro é o de apresentar e avaliar um programa de comportamento moral para crianças e adolescentes. Mais do que procedimentos que alterem comportamento antissocial buscou-se trazer ao leitor o conceito de que o comportamento moral é necessário, é indispensável e deve ser uma prioridade educativa, tanto para pais como para professores. Assim como se ensina a andar, a escrever, também se ensina comportamento moral. As virtudes não são inerentes ao ser humano, elas precisam ser moldadas, passo a passo, com exemplos e modelos. Este programa discute pré-virtudes (polidez e obediência) e virtudes (empatia, amizade, mentira e verdade, honestidade, justiça e generosidade), além de trabalhar conceitos fundamentais para o desenvolvimento do comportamento moral e inibidores de comportamentos antissociais como a vergonha, a culpa, o perdão e a reparação do dano. Os textos teóricos foram escritos por analistas do comportamento. O programa de comportamento moral é descrito detalhadamente em 13 sessões. Foi possível trabalhar com crianças e adolescentes com vários e sérios problemas de comportamento, em grupo, e com sessões pré-definidas. A avaliação do programa mostrou que os participantes apresentaram-se mais ajustados e menos estressados ao final das sessões, ou seja, é possível se atingir uma sensível melhora dos problemas apresentados pelos participantes com um programa educativo. Além da religião e da filosofia também a Psicologia vê a importância do comportamento moral para o desenvolvimento saudável do ser humano. Pessoas virtuosas são solidárias, generosas, polidas e justas. Grupos sociais compostos por indivíduos virtuosos têm melhor qualidade de vida e aumentam as chances de sobrevivência de seus descendentes, pois os protegem, ensinam-lhes autorrespeito e respeito mútuo. Aqueles que praticam as virtudes não cometem, via de regra, comportamentos antissociais. A maioria das pessoas preferem conviver com pessoas polidas, justas e generosas. Sentem-se mais felizes. Várias são as formas de se desenvolver comportamento moral. São muitas as virtudes. Este livro propõe uma determinada forma e algumas virtudes. Os educadores e pesquisadores poderão escolher outras formas e outras virtudes. No entanto, independentemente da forma ou das virtudes escolhidas o essencial é que se produzam mudanças comportamentais positivas, que tornem o ser humano “bom” por dentro e por fora. O percurso escolhido foi o de ensinar comportamento moral para se evitar ou inibir o comportamento antissocial. SOBRE O AUTOR: Paula Inez Cunha Gomide é Doutora e Mestre em Psicologia Experimental (USP); Psicóloga (UEL); Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência da Universidade Federal do Paraná – UFPR (1999-2003); Professora aposentada da UFPR; Professora titular da Faculdade Evangélica do Paraná. Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná. Linhas de pesquisas principais: estilos parentais, comportamento antissocial e comportamento moral. Membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR (1996 – 2010). Membro do Comitê de Ética da Faculdade Evangélica do Paraná. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2010-2012). Autora dos livros: Menor Infrator a caminho de um novo tempo (Juruá, 1990); Pais Presentes Pais Ausentes: regras e limites (Vozes, 2004) e Inventário de Estilos Parentais: Manual de aplicação (Vozes, 2006).
Sumário

Summary

COMPORTAMENTO MORAL: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES O propósito deste livro é o de apresentar e avaliar um programa de comportamento moral para crianças e adolescentes. Mais do que procedimentos que alterem comportamento antissocial buscou-se trazer ao leitor o conceito de que o comportamento moral é necessário, é indispensável e deve ser uma prioridade educativa, tanto para pais como para professores. Assim como se ensina a andar, a escrever, também se ensina comportamento moral. As virtudes não são inerentes ao ser humano, elas precisam ser moldadas, passo a passo, com exemplos e modelos. Este programa discute pré-virtudes (polidez e obediência) e virtudes (empatia, amizade, mentira e verdade, honestidade, justiça e generosidade), além de trabalhar conceitos fundamentais para o desenvolvimento do comportamento moral e inibidores de comportamentos antissociais como a vergonha, a culpa, o perdão e a reparação do dano. Os textos teóricos foram escritos por analistas do comportamento. O programa de comportamento moral é descrito detalhadamente em 13 sessões. Foi possível trabalhar com crianças e adolescentes com vários e sérios problemas de comportamento, em grupo, e com sessões pré-definidas. A avaliação do programa mostrou que os participantes apresentaram-se mais ajustados e menos estressados ao final das sessões, ou seja, é possível se atingir uma sensível melhora dos problemas apresentados pelos participantes com um programa educativo. Além da religião e da filosofia também a Psicologia vê a importância do comportamento moral para o desenvolvimento saudável do ser humano. Pessoas virtuosas são solidárias, generosas, polidas e justas. Grupos sociais compostos por indivíduos virtuosos têm melhor qualidade de vida e aumentam as chances de sobrevivência de seus descendentes, pois os protegem, ensinam-lhes autorrespeito e respeito mútuo. Aqueles que praticam as virtudes não cometem, via de regra, comportamentos antissociais. A maioria das pessoas preferem conviver com pessoas polidas, justas e generosas. Sentem-se mais felizes. Várias são as formas de se desenvolver comportamento moral. São muitas as virtudes. Este livro propõe uma determinada forma e algumas virtudes. Os educadores e pesquisadores poderão escolher outras formas e outras virtudes. No entanto, independentemente da forma ou das virtudes escolhidas o essencial é que se produzam mudanças comportamentais positivas, que tornem o ser humano “bom” por dentro e por fora. O percurso escolhido foi o de ensinar comportamento moral para se evitar ou inibir o comportamento antissocial. SOBRE O AUTOR: Paula Inez Cunha Gomide é Doutora e Mestre em Psicologia Experimental (USP); Psicóloga (UEL); Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência da Universidade Federal do Paraná – UFPR (1999-2003); Professora aposentada da UFPR; Professora titular da Faculdade Evangélica do Paraná. Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná. Linhas de pesquisas principais: estilos parentais, comportamento antissocial e comportamento moral. Membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR (1996 – 2010). Membro do Comitê de Ética da Faculdade Evangélica do Paraná. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2010-2012). Autora dos livros: Menor Infrator a caminho de um novo tempo (Juruá, 1990); Pais Presentes Pais Ausentes: regras e limites (Vozes, 2004) e Inventário de Estilos Parentais: Manual de aplicação (Vozes, 2006).
Detalhes do Produto

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editora Jurua
Autor PAULA INEZ C. GOMIDE
ISBN-13 9788536231303
Edição 1
Ano da edição 2010
Número de Páginas 300
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