WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Depressao na infancia e adolescencia - conceituaçao, medida e tratamento

Mais Imagens

Depressao na infancia e adolescencia - conceituaçao, medida e tratamento
R$73,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Este livro discute a depressão na infância e adolescência. Procura resgatar sua história, descrever as teorias explicativas a respeito, traçando sua conceituação, sua sintomatologia e seu diagnóstico. A ênfase recai na medição da depressão, mostrando instrumentos disponíveis e seus parâmetros psicométricos. Procura, ainda, identificar sua prevalência, mapeando seus correlatos e discutindo formas de tratá-la, ponderando a especificidade de crianças e adolescentes, que podem responder diferentemente. Oferece insights sobre a necessidade de diferenciar as dimensões de traço e estado da depressão, que podem ser importantes para definir estratégias para tratamento, evitando abusar de psicofármacos, mas sem generalizar práticas psicoterápicas. Finalmente, ele não pretende ser a palavra final sobre o tema, mas uma introdução para os que se interessam, possibilitando que conheçam as múltiplas medidas disponíveis, a exemplo do Inventário de Depressão Infantil. É essencialmente dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e Psiquiatria, podendo, contudo, ser uma fonte importante de consulta de diversos profissionais da saúde.

Sumário

Summary

Sumário
Introdução, 9
1 Histórico: da depressão à depressão infantil, 13
2 A Depressão infanto-juvenil como tema de estudo, 25
3 Teorias explicativas e conceituação da depressão, 29
4 Sintomatologia e diagnóstico da depressão infantil, 41
5 Instrumentos para Avaliar a Depressão Infanto-Juvenil, 49
6 Prevalência e correlatos da depressão infanto-juvenil, 69
7 Tratamento e remissão da depressão, 79
Conclusão e Considerações finais, 89
Referências, 93
Anexo, 105
Sobre os autores, 108

Sobre o Autor

Sobre o Autor

RILDÉSIA SILVA VELOSO GOUVEIA

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2002). Tem atuado na Psicologia Clínica, com abordagem cognitivo-comportamental, sobretudo em atenção a crianças e adolescentes. Por aproximadamente dois anos exerceu seu ofício no setor de Psiquiatria Infantil do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB), trabalhando com psicodiagnóstico (pareceres e laudos psicológicos) e terapia. Tem ensinado em cursos de Especialização sobre Avaliação Psicológica e é atualmente Professora Titular de Psicologia Jurídica no Centro Universitário de João Pessoa. Conta com publicações na área da saúde mental, avaliação psicológica e comportamentos socialmente desviantes, tratando temas como afetos, depressão e comportamentos antissociais. Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com ênfase em "depressão e engajamento escolar" entre crianças e adolescentes.

VALDINEY VELOSO GOUVEIA

Possui Licenciatura (1989) e Formação (2005) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba. Vem atuando como consultor das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Ford. Tem participado do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais (Avaliação Psicológica, European Journal of Social Psychology, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Thomson Psicología), além de atuar como parecerista de outras, como International Journal of Psychology, Interamerican Journal of Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Estudos de Psicologia, Psicologia em Estudo e Cadernos de Saúde Pública. Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia Social (estruturas sociais; indivíduos) e Avaliação Psicológica (construção e adaptação de escalas e testes). Alguns dos tópicos aos quais têm se dedicado são: valores humanos, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais, comportamentos pró e antissociais e individualismo-coletivismo.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Vetor
Autor RILDÉSIA S. V. GOUVEIA, VALDINEY V. GOUVEIA
ISBN-13 9788575856949
Edição
Ano da edição 2013
Número de Páginas 108
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: