- Descrição
-
Detalhes
A idéia de estudar o desenvolvimento infantil a partir da visão dos pais surgiu de algumas situações advindas da prática profissional, das quais destacamos a ausência de fundamentos e método para o estudo sistemático dessa questão em diferentes contextos da realidade brasileira, notadamente, em comunidades mais empobrecidas e instituições educativas inseridas nesse contexto. Embora a Psicologia, como profissão e ciência no Brasil, complete 44 anos, ainda vivemos sob um modelo que não responde às necessidades da população brasileira e que pouco tem a contribuir para a transformação da realidade. O livro suscita reflexões teóricas e procura revisar práticas que têm pouco ou nenhum sentido para o trabalho em comunidades carentes. Pretende ser um instrumento de estímulo à produção de conhecimento, identificando e estudando as circunstâncias de risco ao desenvolvimento das crianças nessas comunidades. Partimos do pressuposto teórico de que a criança e a infância são construídas. Em vez de uma abordagem centrada apenas na criança, temos que estudar, também, o contexto de seu desenvolvimento - condições históricas, políticas, culturais e interpessoais - no qual ela se constitui. Temos como objetivo iniciar a construção de uma base para o planejamento, avaliação e administração de serviços de promoção e recuperação da saúde psicológica em contextos de desenvolvimento, considerando, desde a perspectiva da totalidade, as condições concretas de vida das crianças e como suas mães ou responsáveis com-preendem seu modo de crescer e de se desenvolver. É importante assinalar que a escala apresentada no livro, fruto de pesquisas nacionais e internacionais, traz em seu bojo uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, propiciando àqueles que desejam a investigação de dimensões do desenvolvimento de uma criança, a partir do olhar de seu cuidador, tendo como referência seu modo de viver e as circunstâncias externas que constituem sua personalidade.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Estudos Comunitários e Prevenção pela University of Rochester, USA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional, a partir de uma perspectiva crítica, principalmente sobre os seguintes temas: psicologia escolar e comunitária, indicadores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança e adolescente, avaliação e intervençoes preventivas e psicossociais, psicologia social da libertação, processos de tomada de consciencia e relação entre psicologia e marxismo. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de pesquisa " Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação ". Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO ISBN-13 9788575161753 Edição 1 Ano da edição 2007 Número de Páginas 0
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: