WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Dimensoes da violencia - conhecimento, subjetividade e sofrimento psiquico

Mais Imagens

Dimensoes da violencia - conhecimento, subjetividade e sofrimento psiquico
R$70,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O objetivo maior desta obra é trazer à tona a complexidade inscrita no fenômeno da violência, nas perspectivas do coletivo e do singular, agrupando algumas temáticas específicas, uma vez que os autores lançaram seu olhar para diversas direções.

Sumário

Summary

Capítulos: 1. A violência complexa, paradoxal e multívoca;

2. Violência e “ninguenidade”;

3. Violência ou dominação?;

4. Vazio, feminino e restos;

5. vida e morte no pensamento social e político brasileiro e as teses fundamentais de totem e tabu: o caso dos linchamentos;

6. Crônica de uma tragédia anunciada;

7. Fetichização e banalização da violência: a clivagem do eu e a “foraclusão” do sujeito;

8. Violência e supereu;

9. Casamento forçado, uma violência intrafamiliar: sujeito e subjetividade;

10. O assédio moral como expressão da violência no trabalho;

11. Trabalho docente, modo degradado de funcionamento institucional e patologias do trabalho;

12. Reinterpretar o nazismo para pensar o contemporâneo: algumas pistas;

13. A violência sexual intrafamiliar: a psicanálise e a lei;

14. Violência em paralaxe.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Mériti de Souza

possui graduação em Formação de Psicólogo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -(1984), Mestrado em Educação pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - (1989), Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - (1997) e Pós Doutorado em Psicologia no CES - Centro de Estudos Sociais - da Universidade de Coimbra, com bolsa da Capes (2005) e Pós Doutorado em Educação na Unesp (2012-2013). Foi professora e pesquisadora na Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Unesp - Universidade Estadual Paulista - de 1985 a 2005. Atualmente é professora adjunta na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina -, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora e Orientadora de Tese no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Margens na UFSC. Tem experiência na área depsicologia, epistemologia, educação, psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição subjetiva, lógica identitária e diferenças sexuais; produção e transmissão do conhecimento e modos de subjetivar ede conhecer ; violências e figuras subjetivas e sociais.

José Newton Garcia de Araujo

Bacharel em Filosofia (1972) e graduado em Psicologia (1973) pela UFMG; mestrado em Filosofia pela UFMG (1983); doutorado em Psicologia pela Université de Paris VII (1990), pós-doutorado no Centre de Recherche Sens, Éthique et Société, CNRS / Université Paris-Descartes (2008). Professor aposentado do Depto. de Psicologia da UFMG, atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), na graduação e no programa de pós-graduação em Psicologia. Editor do periódico PSICOLOGIA EM REVISTA da PUC-Minas (2002-2007, 2009; 2014). Membro do GT-ANPEPP TRABALHO E SAÚDE. Membro do Centre International de Recherche, Formation et Intervention Psychosociologiques (CIRFIP- França). Membro do comitê científico da Nouvelle Revue dePsychosociologie (França);. Tem experiência na área de Intervenção Psicossociolóogica, atuando junto a grupos, organizações e instituições. Suas pesquisas se articulam entre os seguintes temas: temporalidade, cotidiano, desejode reconhecimento, relações de troca, trabalho e saúde mental. É pesquisador 1D do CNPq.

Francisco Martins

Possui graduação em Bacharel em Teologia pela Pontificia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção (1981) , graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdades Associadas Ipiranga (1977) , especialização em Especialização em Pastoral Catequetica pelo Instituto Teologico PIO XI (1985) , mestrado em Pastoral Juvenil Catquetica pela Università Pontificia Salesiana (1989) e doutorado em Doutorado in Theologia pela Pontificia Studiorum Universitas A S Thoma AQ.IN URB (1990) . Atualmente é professor titular da Pontificia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção, Coordenador de Ensino religioso do Colegio Santa Luiza Marilac, Santa Zita e São Paulo e Nomeado do Externato Popular São Vicente de Paulo. Tem experiência na área de Teologia.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Artesa
Autor MÉRITI DE SOUZA, FRANCISCO MARTINS E JOSÉ NEWTON GARCIA DE ARAUJO
ISBN-13 9788580400359
Edição
Ano da edição 2011
Número de Páginas 282
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: