WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Educação e Fonoaudiologia

Mais Imagens

Educação e Fonoaudiologia

Preço: R$38,00

Preço Promocional R$30,40

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Por que algumas crianças “não aprendem”?
Já tentei de tudo! É melhor encaminhar para uma avaliação.
Como ensinar essas crianças sem prejudicar aqueles que aprendem?
Tais narrativas estão presentes no cotidiano escolar. Os problemas de aprendizagem são desafios diários enfrentados pelos gestores, professores e equipe escolar.
O que fazer? Com certeza achar o que está causando esses problemas. Mas como? Simples! Basta encaminhar aos postos de saúde e clínicas interdisciplinares para saber o motivo do “não aprender”.
Será que um laudo é suficiente? Ou um remedinho… quem sabe?
Será? Distanciando-se da crescente necessidade de patologização e medicalização, este livro traz outro olhar… Apresenta uma perspectiva que converge para a situação de que, independentemente do diagnóstico, essas crianças estão e estarão na escola e têm o direito de receber uma educação de qualidade, ou seja, de aprender.
O que fazer? Como fazer?
Nesta obra, buscamos compartilhar algumas experiências e estratégias que nos ajudaram a refletir sobre essas questões, a partir de um trabalho de colaboração entre as áreas da Educação e da Fonoaudiologia. A experiência ocorreu por meio de um programa de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental que foram desafiados a (re)pensar sobre a prática pedagógica, visando a superar ou minimizar os dilemas cotidianos no ensino e na aprendizagem da linguagem escrita.
Ao compartilhar essa experiência, almejamos contribuir para a reflexão de professores e profissionais que atuam na área da Educação e da Fonoaudiologia educacional.
Sumário

Summary

1 ENTRELAÇANDO OS PONTOS: ONDE TUDO COMEÇOU
1.1 NOVOS DESAFIOS: JUNÇÃO DOS FIOS DA FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO
1.1.1 Tecendo tramas... novas possibilidades
1.1.2 Considerações importantes sobre a formação continuada
1.1.3 A colaboração como eixo norteador para o aprendizado da criança

2 POR QUE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO APRENDEM?
2.1 O APRENDER
2.2 APRENDENDO A LER E ESCREVER
2.3 PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
2.3.1 Dificuldades de Aprendizagem
2.3.2 Distúrbios de Aprendizagem e Dislexia
2.4 A ESCOLA, A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA E AS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

3 A TESSITURA: O TRABALHO COLABORATIVO
3.1 INTERVENÇÃO PRESENCIAL: O TRABALHO DE CAMPO
3.1.1 Retratando a intervenção
3.1.2 O viés de um olhar: os saltos qualitativos e os obstáculos
3.2 INTERVENÇÃO A DISTÂNCIA: AMPLIANDO POSSIBILIDADES
3.2.1 Breve contextualização: do processo de elaboração à execução
3.2.2 Resultados do processo: entre desafios e possibilidades

4 ARREMATANDO OS NÓS DA REDE TECIDA ENTRE FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO

REFERÊNCIAS

ÍNDICE REMISSIVO

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Appris
Autor Paula Mieco Koizumi Masuyama
autor Renata Portela Rinaldi
ISBN-13 9786555230017
Edição 1
Ano da edição 2020
Número de Páginas 102
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: