WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Educaçao, cultura e infancia

Mais Imagens

Educaçao, cultura e infancia
R$36,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Esta obra apresenta uma série de textos sobre a temática da infância e da formação básica na atualidade à luz das teorias críticas frankfurtiana e marxiana. Destaca, também, alguns componentes da educação infantil à luz das contribuições de autores do marxismo, em especial de Gramsci, que tem por base o trabalho como princípio educativo; na perspectiva frankfurtiana, se discorre acerca do uso de recursos tecnológicos a serviço da indústria cultural com base em pesquisas e apresenta fundamentos epistemológicos do conceito de infância na teoria crítica adorniana. Delineia ainda, aspectos históricos, subjetivos e objetivos da consolidação da educação infantil na sociedade contemporânea a partir de Marx e Adorno.

Sumário

Summary

Apresentação

Capítulo 1
A Linha Vermelha do Planeta Infância
Paolo Nosella

Capítulo 2
A Relação Educação e Trabalho na Infância
Angela Cristina Belém Mascarenhas

Capítulo 3
As Muitas Faces do Trabalho que se Realiza na Educação Infantil
Laís Leni Oliveira Lima

Capítulo 4
A Indústria Cultural da Infância e o Ciberbullying
Antônio A. S. Zuin

Capítulo 5
O Fetichismo da Infância e o Mito da Educação Livremente Mediada
Silvia Rosa Silva Zanolla

Capítulo 6
Literatura, Infância e Ideologia: a formação no ensino fundamental
Simei Araujo Silva

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Angela Cristina Belém Mascarenhas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998). É professora adjunta aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, funcionalismo público, organização sindical, análise sociológica didática, trabalho; trabalho docente; formação docente e universidade pública. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação (NUPESE) da FE UFG.

Silvia Rosa da Silva Zanolla

Possui graduação em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada da Graduação e da Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), com experiência em pesquisas com ênfase em psicologia social e educacional a partir da abordagem teórico crítica da Escola de Frankfurt. Desenvolve estudos e pesquisas sobre indústria cultural; infância, educação ambiental, consumo e violência; concepção de infância em Adorno; jogos eletrônicos e formação de valores; metodologia e espistemologia. Possui trabalhos, artigos e pesquisas sobre a identificação de crianças com o videogame, comunicação e cultura, teorias da aprendizagem, teoria crítica e sociedade, arte, poder e cultura.

 

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ANGELA CRISTINA BELEM MASCARENHAS E SILVIA ROSA DA SILVA ZANOLLA
ISBN-13 9788575164884
Edição 1
Ano da edição 2012
Número de Páginas 136
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: