- Descrição
-
Detalhes
O autor promove um debate entre os modelos empirista, apriorista e construtivista do conhecimento e analisa seus reflexos na sala de aula, apresentando argumentos favoráveis a este último. A perspectiva construtivista valoriza alunos ativos, responsáveis, que podem fazer perguntas, construir conhecimentos, argumentar. Esta obra constitui-se em uma contribuição importante para a educação ao passo que possibilita análises e discussões sobre as formas de atuação pedagógica do professor e defende um ensino menos passivo e resignado.
- Sumário
-
Summary
Prefácio
Lino de Macedo
Capítulo 1. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
Capítulo 2. Aprendizagem e conhecimento
Capítulo 3. O sujeito do conhecimento
Capítulo 4. Dialética e epistemologia genética
Capítulo 5. Piaget e Freire em relação
Capítulo 6. Conseguir e compreender
Capítulo 7. Abstração reflexionante, conhecimento e ensino
Capítulo 8. O que é construtivismo
Capítulo 9. Construtivismo e pedagogia
Capítulo 10. Inteligência e afetividade
Capítulo 11. Estádios do desenvolvimento
Capítulo 12. Aprendizagem humana: processo de construção
Capítulo 13. Ensino, aprendizagem e pesquisa
Referências - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Fernando Becker Professor titular de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Psicologia Escolar pela USP. Desenvolve Seminários Avançados sobre Epistemologia Genética, no Curso de Pós-Graduação em Educação e no Doutorado em Informática na Educação da UFRGS. Professor homenageado pela Faculdade de Educação da mesma instituição, em 2010. Nos últimos três anos, atuou como professor visitante e prestou assessorias na Universidad de la Frontera, Temuco, Chile; na Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile; e na PUCP – Pontifícia Universidad Católica del Perú, em Lima. Pesquisou a Epistemologia do professor (14ª. ed., Vozes, 2011) e a Epistemologia do professor de matemática (2010, Relatório de Pesquisa). Contate o autor no endereço fernando.becker@ufrgs.br ou f.becker@terra.com.br .
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Grupo a Autor FERNANDO BECKER ISBN-13 9788563899828 Edição 2 Ano da edição 2012 Número de Páginas 200
Arquivos Anexos:
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: