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Educaçao especial - e a capacitaçao do professor para o ensino

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Educaçao especial - e a capacitaçao do professor para o ensino

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Atribuir às pessoas com deficiência o insucesso na aprendizagem, é ser agente de uma educação conservadora. As necessidades do aprendizado efetivo do aluno remetem ao questionamento sobre as características necessárias para trabalhar com crianças especiais, sendo o professor mediador desse processo. Para tanto investigar, de que maneira o professor planeja o que vai ensinar, sobre porque faz, o que faz, é relevante para identificar a relação entre o mediador e aprendiz.
O aprendizado efetivo é condicionado a um planejamento do ensino que contenha requisitos necessários para transformar a realidade dos alunos, melhorar a qualidade nas relações do indivíduo no seu meio, caracterizando com isso o comportamento educacional do professor. Com o intuito de verificar as características do comportamento de planejar do professor que atua junto a alunos com história de deficiência este livro, é o resultado de uma pesquisa em que participaram 10 professoras que ministraram aulas para alunos de uma escola que atende crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Um roteiro de entrevista foi elaborado com base nas variáveis: características gerais do professor e comportamento de planejar do professor.

Sumário

Summary

INTRODUÇÃO

1 - ENSINO ESPECIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO PSICOLÓGICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1.1 Deficiência: do conceito baseado em inabilidades da pessoa à descoberta da função social da educação

1.2 Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?

1.3 Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o perfil de formação do prof essor em educação especial

1.4 Ensinar e aprender: dois processos fundamentais na caracterização da função do professor

1.5 Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial

2 - OBTENÇÃO DE DADOS PARA CARACTERIZAR O COMPORTAMENTO DE PLANEJAR ENSINO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Sujeitos

Características da Escola de Educação Especial

Situação e ambiente

Equipamento e material

1 Entrevista

2 Registro das entrevistas

3 Transcrição das entrevistas

Procedimento

1 Da seleção da instituição e dos sujeitos

2 Contato com os sujeitos

3 Elaboração do instrumento de coleta de dados

4 Da entrevista com os sujeitos

4 Tratamento e análise dos dados

3 - CARACTERÍSTICAS DAS PROFESSORAS E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE PESSOAS COM HISTÓRIA DE DEFICIÊNCIA

3.1 Quem são as professoras de educação especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais

3.2 Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?

4 - CONCEPÇÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

4.1 O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial

4.1.1 Transmitir conteúdos e interiorizar conteúdos como sinônimos de ensinar e aprender

4.2 O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem

4.2.1 Necessidades e interesses do aluno como orientadores da escolha do que ensinar

5 - CONCEPÇÕES SOBRE OBJETIVOS DE ENSINO, PLANEJAMENTO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DO ENSINO

5.1 Objetivos e planejamento de ensino: concepções, função e critérios de formulação

5.1.1 Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino

5.2 Avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza

5.2.1 Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender

6 - COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR ORIENTADOS POR CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE SUA FUNÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

REFERÊNCIAS

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Jorgiana Baú 

É Mestra em Psicologia pela UFSC, sendo o estudo de sua dissertação voltado para Educação Especial e Formação de Professores; Psicóloga com Especialização em Neuropsicologia. Atualmente é Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc onde coordena o Serviço de Atendimento Psicológico do curso de Psicologia e ministra disciplinas relacionadas à área da Psicologia da Saúde.


Olga Mitsue Kubo 

É Doutora em Psicologia -Psicologia Experimental- pela Universidade de São Paulo -1989- Mestra em Psicologia -Psicologia Experimental- pela Universidade de São Paulo -1986-, Especialista em Análise e Programação de Condições de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos -1985-; Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia, na linha de pesquisa sobre Análise do Comportamento e processos organizacionais e de trabalho. Como área de conhecimento trabalha com seguintes fenômenos: processos comportamentais nos processos de aprendizagem e de ensino e nos processos terapêuticos; Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, lotada no Departamento de Psicologia desde 1999. Graduada em Bacharelado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -1977-, graduada em Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -1980-, graduada em Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -1981-.

Detalhes do Produto

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editora Jurua
Autor JORGIANA BAU, OLGA MITSUE KUBO
ISBN-13 9788536222981
Edição 1
Ano da edição 2009
Número de Páginas 142
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