WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Como Escrevem Nossas Crianças

Mais Imagens

Como Escrevem Nossas Crianças
R$30,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Estudo do desempenho ortográfico de alunos das séries iniciais de ensino fundamental de escolas públicas

 

Se perguntarmos a respeito de como nossas crianças estão aprendendo a escrever, ou seja, com que competência estão dominando a escrita, o que nos responderão? Que elas estão caminhando bem ou que estão tendo dificuldades neste sentido? Infelizmente não teremos respostas.

A aprendizagem da ortografia depende das descobertas que cada criança faz por conta própria ou depende de propostas eficazes de ensino? Na realidade, os erros e acertos que nossos aprendizes fazem quando escrevem refletem os erros e acertos que fazemos quando os ensinamos.

Quais são os erros que as crianças mais cometem em cada um dos anos escolares? Quais os mais frequentes e quais os menos sistemáticos. Qual a razão de tais erros? Como podemos esperar a evolução da ortografia a cada ano escolar? Existem diferenças entre meninos e meninas? O desempenho depende do ensino?

Este livro busca respostas para todas essas questões e reflete a convicção cada vez maior de que questões metodológicas e de ensino são determinantes na trajetória da aprendizagem da escrita, o que inclui questões ortográficas. Posturas que negligenciam o ensino da ortografia têm-se revelado pouco produtivas e até mesmo desastrosas.

Queremos, com esta publicação, provocar reflexões e mudanças no ensino da escrita nas escolas brasileiras.

Conteúdo:

  • Os problemas no ensino da ortografia no Brasil
  • Pesquisas voltadas para o estudo da ortografia
  • Compreender mais para ensinar melhor
  • Trajetória dos erros nos quatro primeiros anos do ensino fundamental
  • Classificação dos erros de acordo com os processos predominantemente envolvidos: fonológicos, ortográficos e visuais
  • Comparação entre meninos e meninas
  • Comparação de desempenho entre diferentes municípios
  • Roteiro para observação e análise do desempenho ortográfico
Sumário

Summary

Conteúdo:
Os problemas no ensino da ortografia no Brasil
Pesquisas voltadas para o estudo da ortografia
Compreender mais para ensinar melhor
Trajetória dos erros nos quatro primeiros anos do ensino fundamental
Classificação dos erros de acordo com os processos predominantemente envolvidos: fonológicos, ortográficos e visuais Comparação entre meninos e meninas
Comparação de desempenho entre diferentes municípios
Roteiro para observação e análise do desempenho ortográfico

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Jaime Luiz Zorzi

Formado em Fonoaudiologia há 33 anos. É especialista em linguagem e possui título de Doutor em Educação pela UNICAMP. Sua passagem pelo mestrado percorreu os caminhos da Psicologia Social e dos Distúrbios da Comunicação. Atua na área da aquisição e distúrbios da linguagem oral, linguagem escrita e aprendizagem, sendo autor de vários livros e outras publicações científicas. Seus trabalhos de pesquisa e de sistematização de procedimentos para intervenção em programas escolares e clínicos têm tido projeção na Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Educação. Atua como professor e organizador de cursos de pós-graduação dirigidos para fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e educadores. Também trabalha em programas de capacitação de docentes e na assessoria de projeto educacionais voltados para a alfabetização de crianças normais e com distúrbios de linguagem, distúrbios de aprendizagem e dislexia. Suas pesquisas na áres de escrita, em particular da aquisição da ortografia, tem servido como referência para clínicos e educadores de todo o Brasil. É um dos diretores do CEFAC Pós-Graduação em Saúde e Educação e do Instituto CEFAC, voltado para o atendimento de pessoas com baixo poder aquisitivo.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Pulso
Autor Jaime Luiz Zorzi
ISBN-13 9788589892674
Edição
Ano da edição 2009
Número de Páginas 64

Talvez você se interesse por estes produtos

Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: