WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Educar para a vida inteira - lanternas filosoficas e pedagogicas

Mais Imagens

Educar para a vida inteira - lanternas filosoficas e pedagogicas
R$42,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Entendemos o Educar para a vida inteira inserido dentro do processo de formação universitária; assim, buscamos desenvolver elementos que ajudem o profissional da educação a reconhecer a concepção que o respalda, pois não basta só viver, como consequência do usufruto de um processo de educação, mas, sim, viver melhor, de maneira a promover transformações. Assim, a pesquisa teve como foco os elementos de processos educativos que visam, além dos conteúdos específicos do plano de ensino, o processo mais amplo, que é o viver, e sua relação com as escolhas políticas e conteúdos curriculares. Como se vê, não é a vida entendida abstratamente ou metafisicamente. É a vida em sociedade, em família, no trabalho.

Sumário

Summary

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Educar para a Felicidade: as amargas raízes e os doces frutos da educação na filosofia aristotélica
Jorge Luis Gutiérrez

Capítulo 2
Educação para a Vida e a Descentralização nos Sistemas Educativos Latino-Americanos: Brasil e Chile
Soraia Kfouri Salerno

Capítulo 3
Educar para a Vida: as bordas e as fronteiras nos usos da linguagem
Ingrid Hötte Ambrogi

Capítulo 4
Educación para la Vida: el aprendizaje de vivir con otros
José Miguel Rodriguez

Capítulo 5
Educando para a Argumentação, para o Pensar e (Por que Não?) para a Vida
Patrícia Del Nero Velasco

Capítulo 6
Educar para as Necessidades Especiais
Márcia Regina Gregoris

Capítulo 7
Enseñar para Aprender a Desaprender
María Verónica Rodríguez

Capítulo 8
Educar para Rehabilitar: estrategias socioeducativas en el tratamiento de personas con consumo problemático de drogas en la Región de Valparaíso – Chile
Ramon Aguilar

Capítulo 9
Educar para a Vida Cética
Caio Gonçalves Bezerra Sereno e Jorge Luis Gutiérrez

Capítulo 10
Educar para a Sociedade Virtual: reflexões pautadas em uma Educação ao longo da Vida
Thiago Carvalho Barbosa

Capítulo 11
Educar para a Vida Mediada pelas TIC
Samira Fayez Kfouri

Capítulo 12
Educação para a Vida Começa na Infância
Daniela da Silva Paula, Tatiana da Silva Paula e Soraia Kfouri Salerno

Capítulo 13
Educar para a Humanização: as contribuições da pedagogia progressista
Regina Celia Pereira Baptista dos Santos

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Soraia Chafic El Kfouri Salerno

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Políticas de Educação e Sistemas Educativos pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, papel do estado, descentralização, administração e planejamento educacional.

Jorge Luis Rodriguez Gutiérrez

Possui doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Possui graduação em Filosofia - Faculdaes Associadas do Ipiranga (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Teologia e História (1988), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Biblia (1987). Possui cursos de especialização em Israel e Chile. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Faculdade de São Bento ? FSB e professor visitante da Universidad de Concepción de Chile. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga. Teve bolsas de pesquisa nos Estados Unidos, França, Espanha e México. Foi chefe do Departamento de Filosofia da Universidade Mackenzie (2001- 2004). Também foi professor titular da Umesp. Dentro de sua área de interesse, especializou-se em filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia da religião e filosofia espanhola. Tem pesquisado, em diálogo com a física, temas como o acaso, a imprevisibilidade, a incerteza, a irreversibilidade e a liberdade humana. Em diálogo com a literatura, tem pesquisado as relações entre filosofia e poesia. É membro da ?Sociedad Ibérica de Filosofía Griega?.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor SORAIA KFOURI SALERNO/GUTIERREZ
ISBN-13 9788575165508
Edição 1
Ano da edição 2011
Número de Páginas 228
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: