TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494

    • Ao comprar este item você receberá 530 pontos!

Efn - escala fatorial de ajustamento emocional/neuroticismo - kit

Efn - escala fatorial de ajustamento emocional/neuroticismo - kit
R$132,70

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

* Uso exclusivo para psicólogos. Para que este produto possa ser enviado é necessário o envio da carteira CRP via e-mail:atendimento@larpsi.com.

Objetivo

A Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo – EFN tem por objetivo avaliar uma dimensão da personalidade humana denominada Neuroticismo / Estabilidade Emocional.

População

Pode ser aplicado em sujeitos com idades entre 15 e 50 anos, que tenham pelo menos o ensino médio incompleto.

Aplicação

Individual ou coletiva.

Tempo

Estimado em 30 minutos.

Correção

Manual e informatizada (gratuita, mediante a compra do bloco de respostas).

Descrição

A Escala Fatorial de Neuroticismo – EFN é um instrumento auto administrável que avalia a personalidade humana a partir do levantamento de Traços de Personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores.

O Neuroticismo (nível crônico de ajustamento e instabilidade emocional) representa as diferenças individuais que ocorrem nas pessoas quando estas experienciam padrões emocionais associados a um desconforto psicológico (aflição, angústia, sofrimento etc) e os estilos cognitivos e comportamentais decorrentes.  Quando em níveis mais altos associa-se a indivíduos propensos a vivenciar mais intensamente sofrimento emocional.

Em sua versão final o EFN É composto por 82 itens em 4 sub-escalas:

- Escala de vulnerabilidade (23 itens):  este fator agrupa sintomas típicos de transtornos de personalidade dependente e de esquiva,

- Escala de Desajustamento Psicosocial (14 itens): este fator agrupa sintomas típicos de transtornos de personalidade antissocial e borderline,

- Escala de Ansiedade (25 itens):  este fator agrupa sintomas dos transtornos de ansiedade (pânico / fobia / agorafobia etc),

- Escala de Depressão (20 itens): agrupa sintomas de desesperança, depressão, ideação suicida e similares.

Sua correção é relativamente fácil.  A avaliação resulta em escores percentílicos nas quatro dimensões do Neuroticismo.  A escala geral deve ser interpretada a partir da sua conversão em um escore padronizado.  Os resultados obtidos a partir da EFN podem servir como base para a elaboração e hipóteses sobre a estrutura psicológica dos avaliados, devendo ser complementadas por outros recursos, dentro de um processo mais amplo, de Avaliação Psicológica.

Pode ser utilizado para pesquisa, ensino, aconselhamento psicológico, como recurso clínico para indicação de transtornos de personalidade.  É de grande utilidade para instituições de saúde, pois permite uma avaliação rápida e objetiva de importantes aspectos da personalidade humana, servindo como recurso de triagem e identificação de casos que apresentem maior gravidade em relação aos aspectos avaliados pelo instrumento. 

Pode, também, ser útil para avaliação de grupos comunitários, de trabalhadores que exerçam atividades estressantes ou de maior risco.  Recomenda-se cautela em situações como seleção de pessoal, quando as respostas poderão ser manipuladas, gerando resultados não confiáveis, invalidando as conclusões elaboradas a partir do levantamento do instrumento.

Kit composto por:

1   Manual

1   Conjunto com 04 crivos de correção

2   Cadernos de aplicação (reutilizável)

1   Bloco com 25 folhas de respostas

25 Correções informatizadas


Sobre o Autor

Sobre o Autor

Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação dapersonalidade e adaptação de testes cognitivos. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação dapersonalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

Claudio Simon Hutz

Psicologo, mestrado e doutorado pela University of Iowa (USA) e Pós Doutorado na Arizona State University (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Laboratório de Mensuração do PPG Psicologia da UFRGS e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). É também coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da UFRGS. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Participou em comissões da CAPES, CNPQ, INEP, FAPERGS e FAPESP. Foi Chefe de Departamento, Coordenador do Programa de PG em Psicologia e Diretor do Instituto de Psicologia da UFRGS. Suas linhas de pesquisa são nas áreas da Psicologia Positiva, Desenvolvimento Social e da Personalidade e Avaliação Psicológica e Psicometria (com ênfase na construção e validação de instrumentos para a avaliação da personalidade).

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Testes - Pearson
Categoria TP.Personaliade
Autor CARLOS HENRIQUE SANCINETO DA SILVA NUNES E CLAUDIO SIMON HUTZ
ISBN 8573961260
ISBN-13 9788580405583
Edição
Ano de Lançamento 2001
Número de Páginas 44
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

Lançamentos

Mais vendidos