- Descrição
-
Detalhes
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
Capítulo 1
O que o cotidiano das instituições de educação infantil nos revela? O espontaneísmo X o ensino
Janaina Cassiano Silva
Capítulo 2
A Formação de Professores de Educação Infantil: algumas questões para se pensar a profissional que atuará com crianças de 0 a 3 anos
Marilene R. Dandolini
Alessandra Arce
Capítulo 3
O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos
Lígia Márcia Martins
Capítulo 4
Considerações Morfofuncionais do Desenvolvimento do Sistema Nervoso
Carlos Alberto Vicentini
Maíra Aparecida Stefanini
Irene Bastos Franceschini Vicentini
Capítulo 5
A Questão da Agressividade em Contexto Escolar: desenvolvimento infantil e práticas educativas
Juliana Campregher Pasqualini
Marcelo Ubiali Ferracioli
Capítulo 6
É Possível Ensinar no Berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade)
Alessandra Arce
Janaina Cassiano Silva
Capítulo 7
A Criança Menor de Três Anos Produz Cultura? Criação e reprodução em debate na apropriação da cultura por crianças pequenas
Alessandra Arce
Merilin Baldan
Sobre os Autores - Sumário
-
Summary
É possível falar em ensino para crianças menores de três anos? A criança produz, ou não, cultura? Pode-se dar aulas para bebês? Como se desenvolve a criança pequena? Podemos interferir em seu desenvolvimento? Quem trabalha no berçário, maternal e nas creches é professor ou educador? Estas e outras questões são objeto de análises e discussões nesta obra que pretende colocar o ensino como eixo do trabalho com os pequeninos. Para tanto, os autores aqui reunidos produziram textos que servem como auxiliares no pensar e fazer cotidiano das creches e salas de educação infantil, objetivando a formação integral da criança de 6 meses a 3 anos de idade.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e Pós-doutora em História e Filosofia da Educação pela UNICAMP. Atualmente, é docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Publicou diversas obras, dentre elas, destacam-se: A Pedagogia na era das revoluções: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel pela editora Autores Associados; Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos pela Editora Alínea, também organizado com Lígia Márcia Martins. Além de ter publicado vários artigos, produziu pela Atta Mídia (www.attamidia.com.br) os DVDs sobre vida e obra de Friedrich Froebel e Johann H. Pestalozzi. É líder do grupo de pesquisas em História da Educação e Educação Infantil e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor ALESSANDRA MARTINS ARCE ISBN-13 9788575165904 Edição 2ª Ano da edição 2012 Número de Páginas 210
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: