WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Envelhecimento humano - diferentes perspectivas

Mais Imagens

Envelhecimento humano - diferentes perspectivas
R$41,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Quase sempre a melancolia, a angústia, o mau humor, e até a depressão exprimem a não-aceitação das marcas e cicatrizes que denunciam e desvelam o envelhecimento do corpo e sinalizam a finitude, realidade comum a todos. 
Compreender nossa trajetória existencial significa admitir que o nosso existir é permeado pelo fluir constante do presente que se constitui do que foi vivido, vale dizer, do passado, que já foi presente e já foi possibilidade de vir a ser o futuro, configurando, o sentido e o significado que se atribui ao projeto de vida, mantido em constante renovação. 
A postura da renovação associada à capacidade de idealizar, projetar e acreditar no futuro, não envelhece, e pode ser considerada o grande tesouro da existência.

Sumário

Summary

Apresentação

Capítulo 1.
O Corpo em Transformação: a silenciosa passagem pelo tempo
Patrícia Lopes Salzedas e Maria Alves de Toledo Bruns

Capítulo 2.
O Desejo Tem Idade?
Maria Alves de Toledo Bruns

Capítulo 3.
Meia-idade Masculina: significados do envelhecimento
Ellika Trindade e Maria Alves de Toledo Bruns

Capítulo 4.
Envelhecimento Humano: leitura e memória
Simone Borges Paiva e Maria Candida Soares Del-Masso

Capítulo 5.
A Criatividade e os Caminhos: em busca do mapa no processo de envelhecimento
Zula Garcia Giglio

Capítulo 6.
Envelhecimento e Arte: as oficinas de teatro da UNATI-UNESP de Marília em cena
Ana Paula Cordeiro

Capítulo 7.
Inserção Social de Idosos a partir da Escolarização Básica
Cecília Barros Carvalho e Maria de Lourdes Morales Horiguela

Capítulo 8.
Idosos Dependentes: o lugar do familiar cuidador
Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo e Maria de Lourdes Morales Horiguela

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Maria Alves de Toledo Bruns

Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1985) Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo (1983). Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós -Graduação - nível de mestrado e doutorado - do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós - Graduação em Educação Sexual nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Araraquara, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq. O Projeto Sexualidade e Desenvolvimento: o existir de homens e mulheres ancora as pesquisas nos seguintes eixos investigativos : 1º. O mosaico da família contemporânea e as relações de gênero; 2º. As diversidades sexuais: sujeito/corpo/desejo/corporeidade na pós-modernidade; 3º - O corpo em sua temporalidade: o processo do envelhecer, do adoecer e o (des)erotizar-se; 4º - A sexualidade de sujeitos com deficiências. E a metodologia qualitativa fenomenológica é eleita para conduzir o desvelamento de horizontes compreensíveis dos fenômenos indagados.

Maria Cândida Soares Del-Masso

Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social, da Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1980). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Aconselhamento em Reabilitação pela Faculdade de Educação - UNESP, Bauru (1981). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Avaliação Profissional pela Faculdade de Educação - UNESP, Bauru (1982). Mestrado - Master of Science - Rehabilitation Administration Services Program - Rehabilitation Institute - Southern Illinois University at Carbondale (1984). Mestrado em Educação Especial - Educação do Indivíduo Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1993). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Assistente Doutor II da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília, Departamento de Educação Especial. Atuação na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em Reabilitação Profissional, Profissionalização de Pessoas com Deficiência, Empregado Apoiado e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. Atuação na área do Envelhecimento Humano junto ao Projeto da Universidade Aberta a Terceira Idade da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS´/CNPq). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (CEPIS/UNESP). Coordenadora do Projeto da Livraria Unesp Móvel - Fundação Editora da UNESP.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor MARIA CANDIDA DEL MASSO
ISBN-13 9788575161876
Edição
Ano da edição 2007
Número de Páginas 170
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: