- Descrição
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Detalhes
Apresentação do Prof. Dr. Carlos Augusto Peixoto Júnior -PUC-RIo- e o Posfácio do Prof. Dr. Eduardo Passos -UFF-.
Considerando que a literatura é uma forma de resistência aos mecanismos de ordenação da linguagem intrínsecos ao seu uso dominante, este livro analisa a experiência literária e sua relação com a produção de subjetividade na escrita e na leitura. De acordo com esse ponto de vista, torna-se possível abordar a relação entre a experiência do escrever e o desaparecimento do escritor para contrapô-la à mitologia autoral. Supondo que na experiência da leitura ocorram a evanescência do leitor, o desmantelamento da obra e a morte do autor, a leitura literária se caracterizaria pelo acolhimento, pelo entendimento e pela ignorância, opondo-se a alguns modos de apreensão que partem da interpretação, da compreensão e da sapiência. Nestes termos, torna-se possível pensar a ligação entre a experiência literária e os paradoxos da linguagem, já que, dada a potência transgressiva da literatura, a subjetividade é levada a se constituir e perecer ao mesmo tempo. O trabalho também aborda os mecanismos de captura que surgem para sobrepujar estes paradoxos, restituindo identidades perdidas e restringindo sentidos através da dialetização dos elementos da experiência literária. Deste modo, observa-se uma tensão entre a natureza fugidia da literatura e os movimentos de unificação, sistematização e essencialização da obra empreendidos pela cultura, pelo mercado e pela crítica literária, assim como a possibilidade de uma crítica libertadora que não silencia a ressonância da experiência da leitura com um excesso de compreensão.
Prof. Dr. Carlos Augusto Peixoto Júnior
Professor do Departamento de Psicologia da PUC-RJ - Sumário
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Summary
INTRODUÇÃO
1 - LITERATURA: A ESCRITA NAS PARAGENS DA MORTE
1.1 A morte de Deus, a modernidade e suas consequências
1.2 A questão do começo: a invenção da literatura
1.3 O espaço literário e sua relação com a linguagem
1.4 Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
2 - ESCRITOR E AUTOR: A EXPERIÊNCIA TOTAL DO ESCREVER E A MITOLOGIA AUTORAL
2.1 Sujeito da experiência literária?
2.2 Morte do autor ou morte do escritor?
2.3 A mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões
2.4 Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
3 - VICISSITUDES DA LEITURA LITERÁRIA
3.1 Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
3.2 Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia
3.3 Espaço literário, abandono e efusão do ler
3.4 A leitura literária e o apagamento do autor
4 - INTERPRETAÇÃO, UNIFICAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA LITERATURA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
POSFÁCIO
- Sobre o Autor
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Sobre o Autor
LEONARDO PINTO DE ALMEIDA
é Psicólogo, graduado em psicologia pela UFRJ, mestre em psicologia pela UFF, doutor em psicologia pela PUC – Rio com estágio sanduíche efetuado no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire na Université de Reims Champagne-Ardenne, França. Realizou o pós-doutorado em psicologia na PUC-Rio com o tema Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política, no período de 01-11-07 – 31-10-08, com bolsa CNPq-PDJ. Publicou 19 artigos em periódicos especializados de diversas áreas do conhecimento e é autor do texto Para uma genealogia da noção de autoria em literatura contido no livro Foucault e a autoria -Insular, 2006-. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisadores da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
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editora Jurua Autor LEONARDO PINTO DE ALMEIDA ISBN-13 9788536224657 Edição 1ª Ano da edição 2009 Número de Páginas 228
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