- Descrição
-
Detalhes
O que é proposto neste projeto não é, propriamente, um ensino de filosofia, mas uma educação para o filosofar. Não se forma um nadador ou um ginasta com instruções sobre as técnicas ou os feitos de grandes nadadores ou ginastas. Do mesmo modo, educar para perguntar, argumentar, conceituar, como forma de refletir sobre questões e significados de fundo, não pode ser resultado de um ensino a partir do registro e das opiniões de filósofos ou pensadores. Heidegger, em seu famoso O que é isto, a Filosofia?, já nos alertava: Uma coisa é registrar e descrever opiniões de filósofos; outra coisa completamente distinta é discutir o que eles dizem, isto é, aquilo de que eles falam. Disso se segue que a história da filosofia e a da tradição dos grandes pensadores tem seu lugar, que é o de referência e de alimento para o pensamento e a reflexão, desde que esta já se encontre instrumentalizada e ambientada na vida presente. O filosofar que pretendemos está vinculado à história presente, ao cotidiano, à vida pulsante, aos interesses e motivações dos desafios atuais, em especial, àqueles vividos pelas crianças. Ainda é Heidegger que nos aponta o caminho a seguir: filosofar é repensar o já pensado para pensar o ainda não pensado. Assim, o filosofar está no presente, serve-se do passado e olha para o futuro.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
José Auri Cunha
Professor de Filosofia Escola Vera Cruz-SP Ensino Médio e universitário Univ. São Marcos e outras IES, autor dos livros Iniciação à Investigação Filosófica Atual Ed., 1992, Alínea - 2009, em edição revista e ampliada, Filosofia para a Criança: Orientação pedagógica para a Educação Infantil e Ensino Fundamental - 2008, e, Filosofia na Educação Infantil: Fundamentos, métodos e proposta - 2005 - todos atualmente publicados pela Editora Alínea www.atomoealinea.com.br . Bacharel em Matemática Aplicada e em Ciências Sociais UNICAMP, qualificação em mestrado em Filosofia da Ciência UNICAMP - 1988 e em doutorado em Filosofia da Educação USP - 2006. Palestrante em encontros e congressos na área de ensino de Filosofia na Educação Básica, professor-consultor em programas da TV Educativa-MEC, em projeto para desenvolvimento de habilidades de liderança Centro de Computação da UNICAMP 2012, em gestão escolar com reflexão e diálogo deliberativo para diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Americana 1996-2000, e em formação continuada para professores de filosofia do ensino fundamental e médio. Criador de uma metodologia de Educação para o Filosofar aplicada em filosofia na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Sócio fundador do Instituto Para além do Cuidar
Neuza Moro
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo(1995) e especialização em Educação Especial numa perspectiva inclusiva pela Faculdade de Americana(2006). Atualmente é Supervisora de Ensino da Prefeitura Municipal de Americana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.
Renata Adrião D'Angelo
Apaixonada por livros desde criança, passou a escrever textos para serem dramatizados pelos colegas ainda no tempo de escola. Formou-se em Letras, casou-se, teve três filhos, sem nunca deixar de escrever poemas e contos, destinados às crianças e jovens, para quem leciona desde os 18 anos. Escrever para esse público é, para ela, um exercício de esperança, por possibilitar reinventar o homem, abastecendo-o de alegria e de fé na vida!
Sueli Forti Marion Duran
"Professora da Educação Infantil na rede pública municipal de Americana e apaixonada pela filosofia e pelo filosofar com criança."
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor JOSE AURI CUNHA, NEUZA MORO, RENATA ADRIAO D'ANGELO E SUELI FORTI DURAN ISBN-13 9788575162040 Edição 1 Ano da edição 2008 Número de Páginas 278
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: