WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Geraçao y a busca de sentido na modernidade liquida - eles nao sao todos iguais e estao mudando as relaçoes de trabalho

Mais Imagens

Geraçao y a busca de sentido na modernidade liquida - eles nao sao todos iguais e estao mudando as relaçoes de trabalho
R$87,70

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Esse livro tem como objetivo aprofundar o entendimento da chamada Geração Y, transcendendo a visão comum que a retrata como um grupo de jovens com características homogêneas. Por meio de um recorte ainda não pesquisado, a autora investigou jovens Y dentro de perfis de trabalho distintos: empresas tradicionais, empresas flexíveis, empreendedores e ONGs. Essa visão conseguiu evidenciar o que é similar e pode ser considerado geracional, mas também as diferenças marcantes que surgem. Vale ainda ressaltar que a Geração Y surge como um dos grandes desafios da atualidade para a área de administração e recursos humanos. E assim, o conhecimento mais aprofundado desses jovens pode contribuir para a construção de relações mais plenas e duradouras dentro do contexto organizacional. Apesar de cerca de um terço dos colaboradores dentro das organizações serem da Geração Y, ainda existem poucos trabalhos acadêmicos publicados com o tema. O convite à leitura vale para entender como esses jovens transcenderam a relação do trabalho apenas como fonte de renda, para buscar novos patamares como: a expressão de valores, realização pessoal, a busca de sentido e a felicidade.

Sumário

Summary

SUMÁRIO

LISTA DE TABELAS, GRÁFICOS E FIGURAS

INTRODUÇÃO

Capítulo I - A GERAÇÃO Y

1.1 O Conceito de Geração .

1.2 As Diferentes Gerações .

1.2.1 Tradicionalistas

1.2.2 Baby boomers

1.2.3 Geração X .

1.2.4 Cuspers

1.2.5 Geração Y .

1.3 Geração Y e a Realidade Brasileira .

1.3.1 Tecnologia

1.3.2 Economia

1.3.3 Política

1.4 O Conceito de Valores

Capítulo 2 - TRABALHO: PERSPECTIVA HISTÓRICA E IMPLICAÇÕES ATUAIS

2.1 Trabalho e sua Perspectiva Histórica .

2.2 Os Novos Ethos do Trabalho e a Insegurança Ontológica .

2.3 A Flexibilidade no Novo Capitalismo

2.4 As Implicações Atuais do Trabalho para a Geração Y

Capítulo 3 - FELICIDADE

3.1 Felicidade e sua Perspectiva Histórica .

3.1.1 Grécia Antiga e algumas correntes filosóficas

3.1.2 O cristianismo e a reforma protestante

3.1.3 O Iluminismo

3.1.4 O Romantismo

3.1.5 Arthur Schopenhauer

3.1.6 Liberalismo econômico .

3.1.7 A visão socialista de felicidade .

3.2 A Felicidade na Modernidade

Capítulo 4 - SENTIDO

4.1 Por Que Trabalhamos?

4.2 A Crise de Sentido

4.3 A Busca de Sentido

Capítulo 5 - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA MODERNIDADE LÍQUIDA

5.1 A Modernidade Líquida

5.2 A Construção da Identidade .

Capítulo 6 - OBJETIVO DO ESTUDO E ABORDAGEM METO DOLÓGICA

6.1 Método e Tipo de Pesquisa

6.2 Etapas da Pesquisa

6.2.1 A formulação do problema .

6.2.2 Definição dos objetivos .

6.2.3 Delineamento da pesquisa

6.2.3.1 Grupo focal

6.2.3.2 Entrevista semiestruturada

6.2.4 Seleção da amostra .

6.2.5 Elaboração dos instrumentos de coleta de dad os

6.2.6 Coletas de dados

6.2.7 Aspectos éticos

6.3 Análise e Interpretação dos Dados

Capítulo 7 - ANÁLISE DOS RESULTADOS

7.1 Descrição dos Conteúdos Analisados .

7.1.1 Categoria Contexto

7.1.1.1 Categoria: Contexto - Subtema: sociedade e situação de mercado

7.1.1.2 Categoria: Contexto - Subtema: classe soci al

7.1.1.3 Categoria: Contexto - Subtema: fase da vid a

7.1.2 Categoria Geração Y .

7.1.2.1 Categoria: Geração Y - Subtema: caracterís ticas gerais

7.1.2.2 Categoria: Geração Y - Subtema: imediatism o

7.1.2.3 Categoria: Geração Y - Subtema: crescimento rápido e futuro profissional

7.1.2.4 Categoria: Geração Y - Subtema: capacidade de lidar com o fracasso

7.1.2.5 Categoria: Geração Y - Subtema: diferença dos pais

7.1.2.6 Categoria: Geração Y - Subtema: frases de concordância

7.1.3 Categoria Trabalho

7.1.3.1 Categoria: Trabalho - Subtema: trajetória profissional

7.1.3.2 Categoria: Trabalho - Subtema: motivadores para a mudança de emprego

7.1.3.3 Categoria: Trabalho - Subtema: como escolh eu a profissão?

7.1.3.4 Categoria: Trabalho - Subtema: conceito de trabalho

7.1.3.5 Categoria: Trabalho - Subtema: ethos predominante

7.1.3.6 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira do s pais

7.1.3.7 Categoria: Trabalho - Subtema: influênciados pais no trabalho

7.1.3.8 Categoria: Trabalho - Subtema: importância do trabalho

7.1.3.9 Categoria: Trabalho - Subtema: trabalho co mo meio ou fim?

7.1.3.10 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira e vocação

7.1.3.11 Categoria: Trabalho - Subtema: expectativ as não atendidas e trabalho ideal

7.1.3.12 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de motivação no trabalho

7.1.3.13 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de desmotivação no trabalho

7.1.3.14 Categoria: Trabalho - Subtema: flexibilid ade para criação e expressão .

7.1.3.15 Categoria: Trabalho - Subtema: equilíbrio entre vida pessoal e profissional

7.1.3.16 Categoria: Trabalho - Subtema: perfil de um executivo de sucesso

7.1.4 Categoria Felicidade

7.1.4.1 Categoria: Felicidade - Subtema: o que é a felicidade?

7.1.4.2 Categoria: Felicidade - Subtema: fatores i mportantes para a felicidade

Categoria: Felicidade - Subtema: trabalho e felicidade

7.1.4.4 Categoria: Felicidade - Subtema: culto à felicidade

7.1.4.5 Categoria: Felicidade - Subtema: diferença do conceito de felicidade dos pais

7.1.4.6 Categoria: Felicidade - Subtema: felicidade e dinheiro

7.1.4.7 Categoria: Felicidade - Subtema: momentos felizes no trabalho

7.1.4.8 Categoria: Felicidade - Subtema: perfil de uma pessoa feliz

7.1.5 Categoria Sentido

7.1.5.1 Categoria: Sentido - Subtema: a importânci a do sentido no trabalho

7.1.5.2 Categoria: Sentido - Subtema: qual o senti do do trabalho?

7.1.6 Categoria Referências

7.1.6.1 Categoria: Referências - Subtema: ídolos

7.1.6.2 Categoria: Referências - Subtema: ícone da Geração Y

7.1.6.3 Categoria: Referências - Subtema: ícone do sucesso profissional e felicidade

7.1.7 Categoria Identidade

7.1.7.1 Categoria: Identidade - Subtema: quem é você?

7.1.7.2 Categoria: Identidade - Subtema: qual seu projeto de vida?

7.1.7.3 Categoria: Identidade - Subtema: trabalho e a construção da identidade

7.1.7.4 Categoria: Identidade - Subtema: valores pessoais

7.2 Discussão dos Objetivos .

7.2.1 Objetivo principal

7.2.2 Objetivos específicos

7.3 Conclusão e Considerações Finais .

REFERÊNCIAS

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio

Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Coach formada pelo Instituto EcoSocial com certificação pela International Coach Federation - ICF. Professora universitária das disciplinas de Psicologia Aplicada, Gestão de Pessoas, Ética e Qualidade de Vida. Sócia-diretora da Oficina da Estratégia, consultoria especializada em pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Cofundadora da Oficina do Pensar, espaço destinado a reflexões de carreira e coaching. Fundadora do Movimento Por um Trabalho com Sentido, que busca o desenvolvimento da dimensão sentido dentro das organizações.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor TAYNÃ MALASPINA DE FREITAS BONIFÁCIO
ISBN-13 9788536248325
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 286
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: