- Descrição
-
Detalhes
Esse livro tem como objetivo aprofundar o entendimento da chamada Geração Y, transcendendo a visão comum que a retrata como um grupo de jovens com características homogêneas. Por meio de um recorte ainda não pesquisado, a autora investigou jovens Y dentro de perfis de trabalho distintos: empresas tradicionais, empresas flexíveis, empreendedores e ONGs. Essa visão conseguiu evidenciar o que é similar e pode ser considerado geracional, mas também as diferenças marcantes que surgem. Vale ainda ressaltar que a Geração Y surge como um dos grandes desafios da atualidade para a área de administração e recursos humanos. E assim, o conhecimento mais aprofundado desses jovens pode contribuir para a construção de relações mais plenas e duradouras dentro do contexto organizacional. Apesar de cerca de um terço dos colaboradores dentro das organizações serem da Geração Y, ainda existem poucos trabalhos acadêmicos publicados com o tema. O convite à leitura vale para entender como esses jovens transcenderam a relação do trabalho apenas como fonte de renda, para buscar novos patamares como: a expressão de valores, realização pessoal, a busca de sentido e a felicidade.
- Sumário
-
Summary
SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS, GRÁFICOS E FIGURAS
INTRODUÇÃO
Capítulo I - A GERAÇÃO Y
1.1 O Conceito de Geração .
1.2 As Diferentes Gerações .
1.2.1 Tradicionalistas
1.2.2 Baby boomers
1.2.3 Geração X .
1.2.4 Cuspers
1.2.5 Geração Y .
1.3 Geração Y e a Realidade Brasileira .
1.3.1 Tecnologia
1.3.2 Economia
1.3.3 Política
1.4 O Conceito de Valores
Capítulo 2 - TRABALHO: PERSPECTIVA HISTÓRICA E IMPLICAÇÕES ATUAIS
2.1 Trabalho e sua Perspectiva Histórica .
2.2 Os Novos Ethos do Trabalho e a Insegurança Ontológica .
2.3 A Flexibilidade no Novo Capitalismo
2.4 As Implicações Atuais do Trabalho para a Geração Y
Capítulo 3 - FELICIDADE
3.1 Felicidade e sua Perspectiva Histórica .
3.1.1 Grécia Antiga e algumas correntes filosóficas
3.1.2 O cristianismo e a reforma protestante
3.1.3 O Iluminismo
3.1.4 O Romantismo
3.1.5 Arthur Schopenhauer
3.1.6 Liberalismo econômico .
3.1.7 A visão socialista de felicidade .
3.2 A Felicidade na Modernidade
Capítulo 4 - SENTIDO
4.1 Por Que Trabalhamos?
4.2 A Crise de Sentido
4.3 A Busca de Sentido
Capítulo 5 - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA MODERNIDADE LÍQUIDA
5.1 A Modernidade Líquida
5.2 A Construção da Identidade .
Capítulo 6 - OBJETIVO DO ESTUDO E ABORDAGEM METO DOLÓGICA
6.1 Método e Tipo de Pesquisa
6.2 Etapas da Pesquisa
6.2.1 A formulação do problema .
6.2.2 Definição dos objetivos .
6.2.3 Delineamento da pesquisa
6.2.3.1 Grupo focal
6.2.3.2 Entrevista semiestruturada
6.2.4 Seleção da amostra .
6.2.5 Elaboração dos instrumentos de coleta de dad os
6.2.6 Coletas de dados
6.2.7 Aspectos éticos
6.3 Análise e Interpretação dos Dados
Capítulo 7 - ANÁLISE DOS RESULTADOS
7.1 Descrição dos Conteúdos Analisados .
7.1.1 Categoria Contexto
7.1.1.1 Categoria: Contexto - Subtema: sociedade e situação de mercado
7.1.1.2 Categoria: Contexto - Subtema: classe soci al
7.1.1.3 Categoria: Contexto - Subtema: fase da vid a
7.1.2 Categoria Geração Y .
7.1.2.1 Categoria: Geração Y - Subtema: caracterís ticas gerais
7.1.2.2 Categoria: Geração Y - Subtema: imediatism o
7.1.2.3 Categoria: Geração Y - Subtema: crescimento rápido e futuro profissional
7.1.2.4 Categoria: Geração Y - Subtema: capacidade de lidar com o fracasso
7.1.2.5 Categoria: Geração Y - Subtema: diferença dos pais
7.1.2.6 Categoria: Geração Y - Subtema: frases de concordância
7.1.3 Categoria Trabalho
7.1.3.1 Categoria: Trabalho - Subtema: trajetória profissional
7.1.3.2 Categoria: Trabalho - Subtema: motivadores para a mudança de emprego
7.1.3.3 Categoria: Trabalho - Subtema: como escolh eu a profissão?
7.1.3.4 Categoria: Trabalho - Subtema: conceito de trabalho
7.1.3.5 Categoria: Trabalho - Subtema: ethos predominante
7.1.3.6 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira do s pais
7.1.3.7 Categoria: Trabalho - Subtema: influênciados pais no trabalho
7.1.3.8 Categoria: Trabalho - Subtema: importância do trabalho
7.1.3.9 Categoria: Trabalho - Subtema: trabalho co mo meio ou fim?
7.1.3.10 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira e vocação
7.1.3.11 Categoria: Trabalho - Subtema: expectativ as não atendidas e trabalho ideal
7.1.3.12 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de motivação no trabalho
7.1.3.13 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de desmotivação no trabalho
7.1.3.14 Categoria: Trabalho - Subtema: flexibilid ade para criação e expressão .
7.1.3.15 Categoria: Trabalho - Subtema: equilíbrio entre vida pessoal e profissional
7.1.3.16 Categoria: Trabalho - Subtema: perfil de um executivo de sucesso
7.1.4 Categoria Felicidade
7.1.4.1 Categoria: Felicidade - Subtema: o que é a felicidade?
7.1.4.2 Categoria: Felicidade - Subtema: fatores i mportantes para a felicidade
Categoria: Felicidade - Subtema: trabalho e felicidade
7.1.4.4 Categoria: Felicidade - Subtema: culto à felicidade
7.1.4.5 Categoria: Felicidade - Subtema: diferença do conceito de felicidade dos pais
7.1.4.6 Categoria: Felicidade - Subtema: felicidade e dinheiro
7.1.4.7 Categoria: Felicidade - Subtema: momentos felizes no trabalho
7.1.4.8 Categoria: Felicidade - Subtema: perfil de uma pessoa feliz
7.1.5 Categoria Sentido
7.1.5.1 Categoria: Sentido - Subtema: a importânci a do sentido no trabalho
7.1.5.2 Categoria: Sentido - Subtema: qual o senti do do trabalho?
7.1.6 Categoria Referências
7.1.6.1 Categoria: Referências - Subtema: ídolos
7.1.6.2 Categoria: Referências - Subtema: ícone da Geração Y
7.1.6.3 Categoria: Referências - Subtema: ícone do sucesso profissional e felicidade
7.1.7 Categoria Identidade
7.1.7.1 Categoria: Identidade - Subtema: quem é você?
7.1.7.2 Categoria: Identidade - Subtema: qual seu projeto de vida?
7.1.7.3 Categoria: Identidade - Subtema: trabalho e a construção da identidade
7.1.7.4 Categoria: Identidade - Subtema: valores pessoais
7.2 Discussão dos Objetivos .
7.2.1 Objetivo principal
7.2.2 Objetivos específicos
7.3 Conclusão e Considerações Finais .
REFERÊNCIAS
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio
Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Coach formada pelo Instituto EcoSocial com certificação pela International Coach Federation - ICF. Professora universitária das disciplinas de Psicologia Aplicada, Gestão de Pessoas, Ética e Qualidade de Vida. Sócia-diretora da Oficina da Estratégia, consultoria especializada em pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Cofundadora da Oficina do Pensar, espaço destinado a reflexões de carreira e coaching. Fundadora do Movimento Por um Trabalho com Sentido, que busca o desenvolvimento da dimensão sentido dentro das organizações.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Jurua Autor TAYNÃ MALASPINA DE FREITAS BONIFÁCIO ISBN-13 9788536248325 Edição 1 Ano da edição 2014 Número de Páginas 286
Calcule prazo de entrega e frete: