WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Humanismo de funcionamento pleno - tendencia formativa na abordagem centrada na pessoa - acp

Mais Imagens

Humanismo de funcionamento pleno - tendencia formativa na abordagem centrada na pessoa - acp
R$72,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Esta obra subscreve a retomada de uma nova Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) no Brasil. Em um primeiro aspecto, trata-se de uma coletânea que se enfoca no conceito e aplicações da Tendência Formativa, enquanto viga de referência dessa Abordagem, conforme seu criador, Carl Rogers. Trata de um Humanismo que não marcha ao lado das velhas críticas e dos passos titubeantes, inúmeros e de toda ordem, aqueles mesmos incapazes de buscar, na herança profícua de Rogers, um lastro de consistência para reflexões e compreensões mais robustas. Alguns diriam um Humanismo renovado, imbuído de vitalidade, de um mergulho sideral no universo humano ou melhor, na dimensão da vida que também se exprimiu como organismo humano. Outros, ainda, diriam um Humanismo de rigor, que não se refuta a defender, esmiuçar, problematizar e insinuar a que veio, na fragrância dos ideais e causas perenes de seus fundadores, abraçando e inovando questões contemporâneas na Teoria da Experiência e da Filosofia Pragmatista.
Sumário

Summary

Primeiras Palavras.
O Reflorescimento do Humanismo de Funcionamento Pleno
Francisco Silva Cavalcante Junior

Capítulo 1.
Psicologia Humanista Experiencial
Francisco Silva Cavalcante Junior

Capítulo 2.
Excesso de uma Coisa Boa
Maria Villas-Bôas Bowen

Capítulo 3.
Algumas Reflexões sobre Psicoterapia
Maria Villas-Bôas Bowen

Capítulo 4.
A Empatia Formativa É!
Francisco Silva Cavalcante Junior

Capítulo 5.
Organismo: Tendência Atualizante e Tendência Formativa no fluxo da Vida
Paulo Coelho Castelo Branco

Capítulo 6.
Autorregulação, Tendência Atualizante e Tendência Formativa
André Feitosa de Sousa

Capítulo 7.
Da Experiência à Experienciação no Pragmatismo em Rogers: Implicações para a Tendência Formativa da ACP
Paulo Coelho Castelo Branco, Francisco Silva Cavalcante Junior e Helton Thyers Melo de Oliveira

Capítulo 8.
Concede-se Morte, Suscita-se Vida: Um golpe formativo em um grupo de ludoterapia
Ticiana Paiva de Vasconcelos e Francisco Silva Cavalcante Junior

Capítulo 9.
A Expressão da Tendência Formativa em Ludoterapia Centrada na Criança
Andréa Batista de Andrade e Francisco Silva Cavalcante Junior

Capítulo 10.
Apenas uma Fala...
Angela Lima Albuquerque

Capítulo 11.
Um Mergulho em Busca de Ar: Ensejo para a vida
Átila Montenegro

Capítulo 12.
Metamorfose Experiencial: Nos fluxos da Tendência Formativa
Bruno Aboim Benevides

Capítulo 13.
Grupos de Florescimento Humano: Olhares acerca de um programa de pesquisa-intervenção em promoção de saúde mental integral no Sistema Único de Saúde
André Feitosa de Sousa, Francisco Silva Cavalcante Junior e Francisco Antonio de Sales Abud

Capítulo 14.
Despertando a Experiência
Raquel Wrona

Capítulo 15.
Uma Jornada ao que se É: Contornos experienciais de Tendência Formativa
Yuri de Nóbrega Sales

Capítulo 16.
Con-sciência e Con-sequência, em Companhia de Gaia
John Keith Wood

Capítulo 17.
Nas Enseadas do Silêncio, a Presença
Yuri de Nóbrega Sales e André Feitosa de Sousa

Epílogo.
Sonhos
Lucila Machado Assumpção

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Francisco Silva Cavalcante Junior

Professor adjunto de Psicologia do Desenvolvimento Humano e de Práticas Corporais Integrativas no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicólogo graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com formação na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) aplicada às áreas clínica e educacional, Mestre em Educação Especial (Bolsista Companheiros das Américas 1992-1994) e Ph.D. em Leitura e Escrita (Bolsista CNPq 1994-1998), ambos pela University of New Hampshire, EUA. Atualmente dedica-se ao estudo das Práticas Somaestéticas Integrativas. Autor de Corpos Anárquicos (Editora CRV, 2014), dentre outras publicações em livros e periódicos científicos. Presidente do Conselho Científico do IEFES (2012-2014). Membro do Conselho de Representantes da ADUFC-Sindicato (2013-1015). Coordenador do LEPSER - Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (http://lepserufc.wordpress.com) e líder do grupo de ensino, extensão e pesquisa NISE - Núcleo de Integração Somaestética (https://www.facebook.com/niseufc), ambos no IEFES - UFC. Participante de conselhos editoriais de revistas nacionais e estrangeiras. Ganhador do Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura concedido pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe atribuído à gestão pública de leitura e escrita desenvolvida no município de Itapajé (CE) entre 1997-2004. Coordenou o Programa de Formação Docente da UFC - CASa: Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (2009-2012). Foi Professor Titular de 1998 a 2009 dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Anteriormente ao seu ingresso no Magistério Superior foi assessor de letramentos na Empresa Jornalística O POVO, coordenador regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) e professor de inglês do Yázigi International e da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa. 

 

André Feitosa de Sousa

André Feitosa de Sousa é Psicólogo (CRP-11/05064), Psicoterapeuta com formação na Abordagem Centrada na Pessoa e no Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos, Mestre em Saúde Pública (Universidade Federal do Ceará). Professor no Bacharelado em Psicologia das Faculdades Integradas de Patos (Patos - PB).

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor FRANCISCO SILVA CAVALCANTE JUNIOR E ANDRE FEITOSA DE SOUSA
ISBN-13 9788575162767
Edição 1
Ano da edição 2008
Número de Páginas 436
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: