- Descrição
-
Detalhes
Este trabalho vem contribuir para que se amplie o corpo de conhecimentos acerca do processo de cuidar de idosos dementados na esfera doméstica, segundo a ótica dos próprios cuidadores familiares, considerando seus referenciais culturais. Tem por objetivo investigar como se institui o papel do cuidador e quais os significados dessa experiência para esses cuidadores. Tal objetivo está fundamentado na tese de que a construção do papel de cuidador e a ressignificação do familiar como demente transcorrem ao longo do processo de convivência, segundo as experiências pessoais e as práticas socioculturais das famílias.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Silvia Maria Azevedo dos Santos
Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1979); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC (1990); Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001). Doutorado em Educação, com área de concentração em gerontologia, pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Ensina, pesquisa e faz extensão na área da gerontologia e saúde mental na perspectiva do cuidado no processo de viver, ser saudável, adoecer e morrer nas dimensões individual e famílial. É líder do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas - GESPI/PEN/UFSC. Entre 2011 e 2012 realizou estágio de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Saúde da Universidade de Alicante/Espanha, sob supervisão da profª Dra. Carmen de la Cuesta Benjumea. Pesquisador Pq 2 desde março 2013.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor SILVIA MARIA AZEVEDO DOS SANTOS ISBN-13 9788575164198 Edição 3ª Ano da edição 2010 Número de Páginas 230
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: