• Ao comprar este item você receberá 198 pontos!

Ihsa - inventario de habilidades sociais para adolescentes - bloco de apuraçao feminino 12-13-14 anos

Mais Imagens

Ihsa - inventario de habilidades sociais para adolescentes - bloco de apuraçao feminino 12-13-14 anos
R$49,50

Disponível: Sem estoque


Sumário

Summary

* Uso exclusivo para psicólogos. Para que este produto possa ser enviado é necessário o envio da carteira CRP via e-mail:atendimento@larpsi.com.

Objetivo

O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA permite avaliar o repertório de habilidades sociais de adolescentes em um conjunto de situações interpessoais cotidianas.

População

Destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade.

Aplicação 

Individual ou coletiva.

Tempo

Não há limite de tempo pré-definido.  A média utilizada pelos adolescentes tem sido de 30 minutos.

Correção

Manual ou informatizada (gratuita, mediante a compra do caderno de aplicação).

Descrição

O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA é um instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais dos adolescentes em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social.

O IHSA permite a identificação de déficits e recursos em classes e subclasses das principais habilidades sociais requeridas na adolescência, junto a diferentes interlocutores e contextos.  Em termos de contextos, temos as demandas próprias das relações familiares e escolares, de amizade, afetivo-sexuais, de lazer e de trabalho, como particularmente críticas nessa fase do desenvolvimento.  Em termos de interlocutores, estão representadas as demandas para habilidades requeridas na relação com pais, irmãos, colegas, amigos, parceiros afetivo-sexuais, pessoas de autoridade (professor, chefe, religiosos etc) e desconhecidos.

A interpretação do escore total e dos escores das subescalas é baseada na posição do respondente, em termos de percentis, comparativamente ao grupo de referência do mesmo sexo e faixa etária.  As subescalas do IHSA são: Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social.

As possibilidades de aplicação do IHSA-Del-Prette apontam para seu uso nos contextos de Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Social, de Orientação Vocacional e Profissional, da Psicologia Forense, do Esporte, do Trânsito, na Neuropsicologia e Psicopatologia Clínica, oferecendo uma série de diferentes objetivos: planejamento de intervenções; classificação diagnóstica; predição de comportamentos ou desempenhos não diretamente avaliados; acompanhamento de características pessoais ao longo do desenvolvimento; descrição de características individuais.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Almir del Prette

Almir Del Prette possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1975), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Titular (voluntário) vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. É pesquisador nível I do CNPq, com experiência na área de Psicologia (ênfase em Processos Grupais e de Comunicação), atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Publicou 124 artigos em periódicos especializados, e 263 trabalhos em anais de eventos. Possui 52 capítulos de livros, 20 livros publicados (com diversas reedições), sendo 03 manuais de testes e organizou 5 livros. Orientou 23 dissertações de mestrado e 07 de doutorado, 52 trabalhos de graduação (iniciação cientifica, trabalhos de conclusão de curso e orientações de outra natureza) nas áreas de psicologia e educação.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Zilda Aparecida Pereira Del Prette possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada aos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal. Publicou 132 artigos em periódicos especializados (tendo mais 07 no prelo), 421 trabalhos em anais de eventos, 68 capítulos de livros, 24 livros publicados (sendo 13 livros autorais, dos quais 04 manuais de testes e 11 organizações). Produziu softwares, vídeos e outros instrucionais. Orientou 19 dissertações de mestrado, 16 teses de doutorado, 06 pós-doutorado. Orientou também 61 projetos de iniciação científica e 26 monografias de conclusão de curso nas áreas de psicologia e educação.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Testes - Pearson
Categoria TP.Carderno/Bloco
Autor ALMIR DEL PRETTE E ZILDA A. P. DEL PRETTE
ISBN Não
ISBN-13 9788573966381
Edição
Ano de Lançamento 2009
Número de Páginas Não
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

20%

30%