WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Interaçoes pessoa-ambiente e saude

Mais Imagens

Interaçoes pessoa-ambiente e saude
R$73,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Capítulos:

1. Interações humano-ambientais e comportamentos socioespaciais;

2. Trabalho, saúde e ambiente;

3. Interações humano-ambientais: as contribuições da neurociência;

4. Contribuições da psicologia ambiental para o planejamento urbano;

5. Territorialidade, privacidade e atenção em saúde mental;

6. Ambiente pessoal: o papel da personalização na construção de espaços saudáveis;

7. Ambiente e desenvolvimento psicológico: a importância dos espaços físicos abertos nas escolas infantis;

8. Ambientes criativos: a relação pessoa e trabalho;

9. Resiliência nas interações grupais: como identificá-la?;

10. A técnica de meditação como prática de gerenciamento no estresse ocupacional;

11. Psicofisiologia da interação pessoa-ambiente: mecanismos básicos e ambiente virtual;

12. Desenvolvimento da atenção como mecanismo restaurador da saúde;

13. Contribuições do biofeedback de variabilidade de frequência cardíaca no controle do estresse;

14. Fatores ambientais e genéticos que contribuem para a obesidade.


Sumário

Summary

A evolução do conhecimento psicológico deriva de mudanças sociais e tecnológicas inscritas em um movimento mais amplo que marca a emergência das ciências humanas. Seu destaque, como forma de conhecimento, remete às tentativas de descrição e interpretação sobre a natureza do objeto de conhecimento, o ser humano, presente já nos primórdios da nascente psicologia. Os artigos aqui publicados têm como base três módulos especializados - psicologia ambiental, psicologia do trabalho e neurociências -, buscando construir um conhecimento comum dentro do universo do tema “interações pessoa-ambiente e saúde”.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Roberto Moraes Cruz

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, mestre em Psicologia e em Educação, doutor em Engenharia de Produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde. Ênfases de estudos: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde e trabalho; métodos de avaliação e medida em processos de saúde e programas de intervenção. Membro do Conselho Federal de Psicologia, Vice-Coordenador da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, Editor chefe da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Vice-diretor da Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID).

Ariane Kuhnen

Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental-LAPAM. Exerce atividades de ensino, pesquisa extensão na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional e psicologia ambiental. Vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

 

Emílio Takase

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Exercício e Psicologia Cognitiva, atuando principalmente com enfoque na Neurcociência Cognitiva. Os temas das pesquisas em PsicoNeuroFisiologia: psicologia do esporte e exercício, cognição, ansiedade, desempenho cognitivo, funções executivas. Atualmente está desenvolvendo/criando: a) a área EDUCAÇÃO CEREBRAL: www.educacaocerebral.com; b) Monitor de Variabilidade da Frequência Cardíaca de Baixo Custo; c) Eye Tracking de Baixo Custo; d) Psicofisio-Usabilidade; e) Jogos Eletrônicos e MultiMouse/Multipoint: f) Cognoteca. Colaborador no grupo de pesquisa "Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada" da Profa. Dra. Carolina Menezes.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Artesa
Autor OBERTO MORAES CRUZ, ARIANE KUHNEN, EMÍLIO TAKASE
ISBN-13 9788573966268
Edição 1
Ano da edição 2009
Número de Páginas 322
Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: