WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Efe - entrevista familiar estruturada - kit

Mais Imagens

Efe - entrevista familiar estruturada - kit
R$145,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

* Uso exclusivo para psicólogos. Para que este produto possa ser enviado é necessário o envio da carteira CRP via e-mail:atendimento@larpsi.com

Objetivo

A Entrevista Familiar Estruturada – EFE tem por objetivo trazer à tona o dinamismo do funcionamento familiar, possibilitando a realização, em tempo mais curto, de uma avaliação das relações familiares.

População

Membros da família.

Aplicação

Conjunta, numa única sessão, a todos os membros da família.

Tempo

Não é limitado, podendo variar de 30 a 90 minutos.

Correção

Manual.

Descrição

A Entrevista Familiar Estruturada – EFE é um método de avaliação das relações familiares desenvolvida no Brasil, levando em conta as características da maior parte de nossa população e de nossos serviços de atendimento psicológico, utilizando-se de uma linguagem simples e exigindo da família respostas faladas e/ou não-verbais.

A EFE está composta de seis tarefas, cinco verbais e uma não-verbal, das quais duas (tarefas 1 e 4) são propostas à família como grupo e as outras, a cada membro individualmente.  Embora cada tarefa pretenda, de forma específica, explicitar determinadas dimensões da dinâmica conjugal e/ou da dinâmica grupal, todas as tarefas, de forma geral, pretendem avaliar padrões básicos de funcionamento da família.  As dimensões individuais de tais padrões são consideradas, sobretudo, no contexto de suas repercussões na dinâmica das relações familiares.

Em sua versão final, as categorias da EFE são as seguintes:

- Comunicação

- Papéis

- Liderança

- Manifestação da Agressividade

- Afeição Física

- Interação Conjugal

- Individualização

- Integração

- Autoestima

- Promoção de Saúde Emocional

Sua aplicação deve ser inserida no contexto da queixa trazida pela família ou por algum de seus membros.  Ela pode ser aplicada no primeiro contato com a família, depois de o terapeuta ouvir o motivo da procura do atendimento e introduzir a ideia da importância da avaliação familiar conjunta, a partir da queixa explicitada.  Na maior parte das vezes, entretanto, a EFE é aplicada depois de um ou alguns contatos com um dos pais, com o casal e/ou com outro membro adulto da família, que procura o atendimento para si próprio ou para outro membro.

O estudo de sistematização de validação da EFE permite divulgá-la como método diagnóstico a ser utilizado no atendimento clínico de famílias, capaz de realizar um diagnóstico interacional da família, discriminando uma interação familiar considerada facilitadora do crescimento emocional sadio dos membros da família, de uma interação familiar considerada dificultadora de tal crescimento.

Kit composto por:

1   Manual

5   Protocolos de registro (descartável)

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Terezinha Féres-Carneiro

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), especialização em Intervenção Familiar pela PUC-Rio (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (1975), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e pós-doutorado em Terapia Psicanalítica de Casal e Família pela Universidade de Paris 5 - Sorbonne (1988). Foi diretora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio (1977-1981), coordenou por vários anos o Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, tendo nele implantado, em 1985, o curso de doutorado. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (1996-1998); membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (1989-1991; 1994-1997; e 2004-2007), membro da Comissão de Avaliação da CAPES (1981-1983; 1996-1998 e 2002-2004). É Cientista do Nosso Estado (1999; 2000; 2004; 2007; 2010; 2013); coordena o GT da ANPEPP Casal e Família, desde a sua criação, em 1989, até a presente data; é editora-chefe da revista Temas em Psicologia e membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo experiência em psicoterapia individual, psicoterapia de família e casal e avaliação familiar.  Desenvolve pesquisas sobre os temas: conjugalidades e parentalidades contemporâneas; famílias homoafetivas; casamento, separação e recasamento; criança, adolescente e família; e clínica de família e casal.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Testes - Pearson
Autor TEREZINHA CARNEIRO
ISBN-13 9788573964066
Número de Páginas 0
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: