WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

ISSL – Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp - Kit

ISSL – Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp - Kit
R$214,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

*Uso exclusivo para psicólogos. Para que este produto possa ser enviado é necessário o envio da carteira CRP via e-mail:atendimento@larpsi.com.

Objetivo

O Inventário de Sintomas de Stress para Adultos – ISSL, tem por objetivo identificar a presença de sintomas de Stress, os tipos de sintomas existentes – somáticos ou psicológicos – e a fase em que se apresentam.

População

Jovens a partir dos 15 anos e adultos, não sendo necessário ser alfabetizado.

Aplicação

Individual ou coletiva.

Tempo

Aproximadamente 10 minutos.

Correção

Manual e informatizada (gratuita, mediante a compra do caderno de aplicação).

Descrição

O ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, é um instrumento de fácil e rápida aplicação que visa identificar de modo objetivo a sintomatologia do stress que o paciente apresenta.

Sendo considerado uma reação complexa e global do organismo, o stress emocional envolve componentes físicos, psicológicos, mentais e hormonais, desenvolvendo-se em fases ou etapas, conforme o modelo quadrifásico do stress utilizado como base na elaboração do ISSL: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Na fase do alerta, o organismo prepara-se para a reação de luta ou fuga, que é essencial para a preservação da vida.  Se o stress continua presente por tempo indeterminado, inicia-se a fase da resistência, quando então, o organismo tenta uma adaptação, desparecendo os sintomas iniciais e deixando uma sensação de desgaste e cansaço.  A fase da quase-exaustão se caracteriza por um enfraquecimento da pessoa que não está mais conseguindo se adaptar ao resistir ao estressor, as doenças começam a surgir, porém a pessoa ainda consegue “funcionar” na sociedade. Se o estressor é contínuo e a pessoa não possui estratégias para lidar com ele, o organismo exaure sua reserva de energia adaptativa e a fase de exaustão manifesta-se, aparecendo, então, as doenças mais sérias, quando a pessoa para de “funcionar” adequadamente, não conseguindo trabalhar ou concentrar-se.

Para tornar claro o processo de desenvolvimento do stress é necessário considerar que o quadro sintomatológico do stress varia dependendo da fase em que se encontre, com seus efeitos podendo se manifestar tanto na área somática como na cognitiva, aparecendo em sequência de gradação de seriedade à medida que suas fases se agravam.  A manifestação do stress pode ocorrer em qualquer pessoa, pois todo ser humano está sujeito a um excesso de fatores estressantes que ultrapassam sua capacidade de resistir física e emocionalmente.

No total, o ISSL inclui 37 itens de natureza somática e 19 de psicológica, sendo os sintomas muitas vezes repetidos, diferindo somente em sua intensidade e seriedade. Na interpretação, a base para um diagnóstico é a presença de um quadro sintomatológico composto por vários itens que se prolongam por um período de tempo, quando são identificados um número de sintomas acima do escore crítico para cada fase.

O manual apresenta um exemplo de correção e interpretação de resultados do ISSL.

Kit composto por:

1   Manual

2   Apostilas (reutilizável)

5   Cadernos de aplicação (descartável)

1   Bloco com 25 protocolos de avaliação

5   Correções informatizadas

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Testes - Pearson
Autor MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
ISBN-13 7898621711169
Edição
Ano da edição 2005
Número de Páginas 76
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: