WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Leitura & Escrita - A sua Aprendizagem na Teoria e na Prática

Mais Imagens

Leitura & Escrita - A sua Aprendizagem na Teoria e na Prática
R$69,70

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Como se aprende a ler e escrever? Quais habilidades de base favorecem aprendizagem da língua escrita ou, até mesmo, se constituem nas condições necessárias? Como o envolvimento das famílias pode contribuir com o processo de escolarização, auxiliando no desenvolvimento da leitura e da escrita? Como as questões teóricas estão imbricadas intimamente com a prática do ensino no âmbito escolar em diferentes contextos?
Estas são algumas das questões teóricas que, se respondidas, podem favorecer nossa compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Questões como estas são comuns entre professores, pesquisadores e todos os profissionais que lidam com crianças, sobretudo nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. As preocupações decorrentes destas questões têm norteados os autores dos capítulos que compõem este livro, visando, neste sentido, contribuir em encontrar respostas e esclarecimentos a partir de suas pesquisas na área.
Este livro surgiu da colaboração entre pesquisadores que estudam o ato de ler e escrever na criança do ponto de vista da ciência psicológica. Os vários capítulos que compõem o livro estão dirigidos, sobretudo, a professores, educadores, pedagogos, e psicólogos. Mas é direcionado, também, aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que se interessam pelos resultados de estudos realizados por pesquisadores que lidam com estas questões do ato de aprender a ler e escrever em suas fases iniciais, estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática.
Sumário

Summary

A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática - Apresentação - Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula, p. 9
Sessão 1 Entre o não saber e o saber, o que faz parte do cam inho?, p. 17
Capítulo 1 A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético - Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo Melo, p. 19
Capítulo 2 A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica . - Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier, p. 41
Capítulo 3 Processamento morfológico e linguagem escrita - O q ue as pesquisas brasileiras apontam? - Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães, p. 55
Capítulo 4 Compreensão em leitura e desempenho escolar . - Sylvia Domingos Barrera / Maria José dos Santos, p. 67
Capítulo 5 A compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica - Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, p. 85
Sessão 2 O que sabemos sobre como encurtar a distância? -, p. 109
Capítulo 6 Interação social e leitura: O papel da família no d esenvolvimento da língua escrita - Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral, p. 111
Capítulo 7 Habilidades cognitivas e suas relações com dificuld ades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para intervenção na sala de aula - Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino, p. 127
Capítulo 8 A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada - Maria do Rosário de Fátima de Carvalho, p. 145
Capítulo 9 Avaliação da leitura e escrita em diversos contextos - Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo, p. 169
Sobre os autores, p. 187
Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor ANTONIO ROAZZI, FRAULEIN VIDIGAL DE PAULA, MARIA JOSÉ DOS SANTOS
ISBN-13 9788536246161
Ano da edição 2014
Número de Páginas 200
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: