- Descrição
-
Detalhes
Como se aprende a ler e escrever? Quais habilidades de base favorecem aprendizagem da língua escrita ou, até mesmo, se constituem nas condições necessárias? Como o envolvimento das famílias pode contribuir com o processo de escolarização, auxiliando no desenvolvimento da leitura e da escrita? Como as questões teóricas estão imbricadas intimamente com a prática do ensino no âmbito escolar em diferentes contextos?Estas são algumas das questões teóricas que, se respondidas, podem favorecer nossa compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Questões como estas são comuns entre professores, pesquisadores e todos os profissionais que lidam com crianças, sobretudo nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. As preocupações decorrentes destas questões têm norteados os autores dos capítulos que compõem este livro, visando, neste sentido, contribuir em encontrar respostas e esclarecimentos a partir de suas pesquisas na área.Este livro surgiu da colaboração entre pesquisadores que estudam o ato de ler e escrever na criança do ponto de vista da ciência psicológica. Os vários capítulos que compõem o livro estão dirigidos, sobretudo, a professores, educadores, pedagogos, e psicólogos. Mas é direcionado, também, aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que se interessam pelos resultados de estudos realizados por pesquisadores que lidam com estas questões do ato de aprender a ler e escrever em suas fases iniciais, estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática. - Sumário
-
Summary
A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática - Apresentação - Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula, p. 9Sessão 1 Entre o não saber e o saber, o que faz parte do cam inho?, p. 17Capítulo 1 A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético - Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo Melo, p. 19Capítulo 2 A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica . - Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier, p. 41Capítulo 3 Processamento morfológico e linguagem escrita - O q ue as pesquisas brasileiras apontam? - Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães, p. 55Capítulo 4 Compreensão em leitura e desempenho escolar . - Sylvia Domingos Barrera / Maria José dos Santos, p. 67Capítulo 5 A compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica - Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, p. 85Sessão 2 O que sabemos sobre como encurtar a distância? -, p. 109Capítulo 6 Interação social e leitura: O papel da família no d esenvolvimento da língua escrita - Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral, p. 111Capítulo 7 Habilidades cognitivas e suas relações com dificuld ades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para intervenção na sala de aula - Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino, p. 127Capítulo 8 A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada - Maria do Rosário de Fátima de Carvalho, p. 145Capítulo 9 Avaliação da leitura e escrita em diversos contextos - Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo, p. 169Sobre os autores, p. 187 - Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Jurua Autor ANTONIO ROAZZI, FRAULEIN VIDIGAL DE PAULA, MARIA JOSÉ DOS SANTOS ISBN-13 9788536246161 Ano da edição 2014 Número de Páginas 200
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: