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Loucura e neurose em Freud - a cena originaria da clinica psicanalitica em analise

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Loucura e neurose em Freud - a cena originaria da clinica psicanalitica em analise
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Um lugar para a análise de discurso na formação em Psicologia? Este livro apresenta, na íntegra, dois estudos de Iniciação Científica, em Psicologia, produzidos com o método de Análise Institucional do Discurso . Sua inserção numa Coleção intitulada Análise do Discurso e Ensino justifica-se por ter sido uma situação de ensino, com suas exigências e favorecimentos, o contexto das pesquisas e escritura dos textos. Justifica-se, também, por se tratarem, os dois estudos, de análises de discurso. A Análise Institucional do Discurso no Ensino da Pesquisa em Psicologia: é isso que nos dispomos a mostrar. E, ainda que discutida diretamente apenas em um dos capítulos, a intenção que atravessa todo o livro é demonstrar que produzir pesquisa pela análise de discurso é uma possibilidade diferenciada de fazer psicologia.  Mais: com esses estudos, pretendemos demonstrar uma estratégia de pensamento, um método, para tratar a psicanálise nas fronteiras com outras áreas do conhecimento; tais como a linguística pragmática da AD francesa de Dominique Maingueneau, a sociologia da Análise de Instituições Concretas de J. A. Guilhon Albuquerque e as ideias de M. Foucault. No ponto de sua inflexão clínica, o saber psicanalítico é tomado como dispositivo discursivo, como prática institucional que tem seu berço nas cenas de atendimentos a neuróticos, e que contribui, para além das neuroses, com um entendimento do discurso delirante que o resgata para a perspectiva das construções subjetivas e das verdades históricas. A aridez das palavras acima, descanse o leitor, será alvo de atenções conceituais e de exemplares clínicos. Isto, para que se faça justiça ao que se pôde configurar pela análise do discurso de Freud, em escritos técnicos, teóricos e de atendimentos a pacientes. Para o momento, é necessário assentar as marcações que nos permitirão fazer remissões às bases que instrumentam o pensamento.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

MARLENE GUIRADO

Professora Livre-Docente e Pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicóloga, Psicanalista e Analista Institucional sua orientação na pesquisa e nas intervenções concretas é a da Análise Institucional do Discurso. Suas publicações tratam das interfaces da Psicologia e da Psicanálise com o pensamento de Michel Foucault, com a linguística pragmática e com a análise de instituições concretas.

FELIPE MARTINS AFONSO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo -2011- e Mestrado em psicologia pelo Instituto de psicologia da USP -2015-. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Instituições Sociais -Pró-Reitoria de Pesquisa- e pelo Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da Personalidade -PSA-IPUSP-.

LUISA GUIRADO

Doutoranda e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Cursou graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu o XVIII Prêmio Aniela Ginsberg -junho-2009- com o trabalho de Iniciação Científica realizado em 2008, que teve bolsa do PIBIC-CEPE. Participa do Laboratório de Pesquisa Invenções e Redescrições Analíticas do Instituto de Psicologia da USP. Atua na área da saúde, tratamento e prevenção psicológica, com o método da Análise Institucional do Discurso como Analítica da Subjetividade, de Marlene Guirado.

Detalhes do Produto

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editora Appris
Autor MARLENE GUIRADO, FELIPE MARTINS AFONSO, LUISA GUIRADO
ISBN-13 9788581920627
Edição 1
Ano da edição 2012
Número de Páginas 223
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