WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Maes em luto – a dor e suas repercussoes existenciais e psicanaliticas

Maes em luto – a dor e suas repercussoes existenciais e psicanaliticas
R$64,60

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

LUTO E FENOMENOLOGIA

Eu Sem Tu: Uma Leitura Existencial do Luto em Psicologia, Joanneliese de Lucas Freitas, Luís Henrique Fuck Michel, Thayane Leonardi Zomkowski

A Vivência do Luto Materno: Um Olhar Fenomenológico-Existencial, Joanneliese de Lucas Freitas, Luís Henrique Fuck Michel

LUTO E PSICANÁLISE

O Luto para a Psicanálise, Dhyone Schinemann, Maria Virginia Filomena Cremasco, Susana Pimenta Malewschik

O Luto Materno, Dhyone Schinemann, Giovanna Silva Segalla, Maria Virginia Filomena Cremasco

Considerações Psicanalíticas sobre a Morte de um Filho de Forma Violenta, Luciana Tiemi Kurogi, Maria Virginia Filomena Cremasco

O Suicídio e o Luto Materno, Julia Joergensen Schlemm, Maria Virginia Filomena Cremasco

Luto Patológico, Maria Virginia Filomena Cremasco, Susana Pimenta Malewschik

Sumário

Summary

O livro Mães em Luto é fruto do trabalho de pesquisa e de extensão das Professoras Doutoras Maria Virginia Filomena Cremasco e Joanneliese de Lucas Freitas junto aos alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná com a participação e a colaboração da comunidade, por intermédio do grupo de ajuda mútua “Amigos Solidários na Dor do Luto”. O estudo desvela as facetas da realidade do luto materno, seus tabus e novas possibilidades de sentido que podem inesperadamente se abrir diante de tamanha dor.

A obra apresenta a experiência do luto materno a partir do olhar da psicanálise e da psicologia fenomenológico-existencial. São dois olhares que, apesar de diferentes, contribuem de forma suplementar para a compreensão de um fenômeno tão complexo.

Este trabalho abre espaço para que o sofrimento das mães em luto possa ser ouvido onde a morte e o luto são considerados como um tabu. Refletir sobre o enlutamento é não apenas uma tentativa de compreensão deste fenômeno do ponto de vista teórico, mas, também, um empreendimento que oportuniza a compreensão desta experiência para além de olhares patologizantes, no qual a sua expressão pode possibilitar que os sentidos dessa vivência, tão marcante e arrebatadora, possam ser, também, uma possibilidade de transformação.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

JOANNELIESE DE LUCAS FREITAS

Doutora em Psicologia, Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde e Psicóloga Graduada pela Universidade de Brasília – UnB. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Revisora das Revistas Arquivos Brasileiros de Psicologia, Psicologia em Estudo e Psicologia: Teoria e Pesquisa e da Comissão Editorial das Revistas Interação em Psicologia e Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq “Fundamentos Fenomenológicos-Existenciais de Diferentes Práticas em Psicologia” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Vice-líder do “Laboratório de Psicologia Fundamental” da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Tem experiência e publicações nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, com ênfase em Fenomenologia, especialmente em Merleau-Ponty, atuando principalmente nos seguintes temas: morte, luto, dor e corporeidade.

MARIA VIRGINIA FILOMENA CREMASCO

Possui Pós-Doutorado pelo Centre dEtudes en Psychopathologie et Psychanalyse da Université Paris VII, França. Doutora em Ciências Médicas e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Aperfeiçoamento (CNPq) em Sexualidade Feminina e Sexualidade Masculina pela Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Associada I do Departamento e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR desde 2002. Gerente da Unidade de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Tem experiência na área de Traumatismos Psíquicos e Psicopatologia Psicanalítica, focalizando a clínica e o sofrimento humano. Atualmente desenvolve pesquisas sobre o luto, drogadicções, transtornos alimentares e clínica borderline.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor JOANNELIESE DE LUCAS FREITAS E MARIA VIRGINIA FILOMENA CREMASCO (ORG)
ISBN-13 9788536253398
Edição
Ano da edição 2015
Número de Páginas 170
Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: