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Mediaçao materna no desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual

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Mediaçao materna no desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual
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Esta obra resultou de uma parceria entre duas pesquisadoras, psicólogas e professoras de universidades públicas, que se debruçaram sobre questões de interesse acadêmico e prático na área da Deficiência Visual – como avaliar o desenvolvimento dessas crianças e como intervir nesse processo. Sob enfoques teóricos relevante nas áreas da Psicologia e Educação, as autoras se baseiam em conceitos de Vygotsky e Feuerstein para estudar o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual -DV- e investigar como a mediação de suas mães pode influenciar esse desenvolvimento. Assim, busca-se discutir vários aspectos relativos ao tema mediação materna e desenvolvimento cognitivo da criança com DV, que vão desde a apresentação da definição e classificação da própria Deficiência Visual, até uma ampla discussão sobre as possibilidades de avaliação do desenvolvimento cognitivo da criança com DV. Nessa discussão, tem-se a apresentação de uma abordagem bastante promissora na avaliação de crianças com transtornos de desenvolvimento diversos, sobretudo daquelas que têm deficiência: a avaliação dinâmica e-ou assistida. E, ainda, considerando a mãe como agente principal no desenvolvimento infantil, o livro analisa a mediação materna como ferramenta importante para promoção do desenvolvimento cognitivo com base em abordagens teórico-metodológicas sócio-interacionistas, que compreendem o outro como indispensável na promoção do desenvolvimento humano.

Sumário

Summary

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 - Deficiência Visual: definição e critérios para identificação

1.1 Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características

1.2 Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos

1.3 Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual

1.3.1 A aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades

1.3.2 Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido

CAPÍTULO 2 - Avaliação cognitiva dinâmica ou assistida: uma nova referência para compreensão e avaliação do desenvolvimento cognitivo

2.1 Desenvolvimento cognitivo: comparando cognição e inteligência

2.1.1 Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais

2.1.2 Perspectivas de avaliação do desenvolvimento cognitivo: da avaliação tradicional à avaliação assistida

2.2 Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo

2.2.1 Avaliação assistida: origens históricas

2.2.2 Aspectos conceituais da avaliação assistida

2.2.3 Principais características da avaliação assistida

2.2.4 Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos

CAPÍTULO 3 - Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna

3.1 Perspectivas teóricas de compreensão da relação entre interação mãe-criança e desenvolvimento cognitivo infantil

3.1.1 Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal -ZDP- e Aprendizagem Mediada

3.1.2 A Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural -MCE- e da Experiência de Aprendizagem Mediada -EAM-

3.2 A interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada

3.2.1 Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas

3.2.2 Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada

Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos

CAPÍTULO 4 - Considerações finais

Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções

REFERÊNCIAS

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Ana Cristina Barros da Cunha

Psicóloga formada pela UFRJ -1993-, mestre em Educação Especial pela UERJ -1996-, com doutorado em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela UFES -2004-. Foi professora de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e Educação Especial em universidades privadas, É professora adjunto do Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua desde 1995, e pesquisadora do Grupo integrado de pesquisa do CNPq Processos Psicológicos e Saúde. Foi sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial -ABRAPEE- e é afiliada em outras sociedades científicas na área de Psicologia e Educação -SBPD, ANPED-. Realiza trabalhos de pesquisa e intervenção junto a diferentes tipos de população com necessidades educativas especiais e participa regularmente de congressos nacionais e internacionais. Tem livros e capítulos de livros, além de artigos em periódicos científicos na área de Psicologia e Educação, sobre temas diversos relativos ao desenvolvimento humano. Atualmente, realiza investigações no campo do desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais, aplicando os conhecimentos teóricos das abordagens sócio-interacionistas -Vygotsky e Feuerstein- sobre modificabilidade cognitiva estrutural, experiência de aprendizagem mediada e avaliação dinâmica ou assistida, áreas promissoras de estudo e pesquisa em Educação Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento.

Sônia Regina Fiorim Enumo

Psicóloga formada pela PUCCamp -1979-, mestre em Educação Especial pela UFSCar -1985-, com doutorado em Psicologia Experimental pela USP -1993-, e pós-doutorado na UNICAMP -1998-. Foi professora de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia da PUCCamp -1981-1985-. É Professora-Associada II da UFES, onde atua desde 1986, no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi Primeira-Secretária da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABMPC -1998-99- e da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - SBPD -2006-08-. Desde 2001, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pesquisas e publicações nas áreas de avaliação e intervenção com crianças em risco para o desenvolvimento e estratégias de enfrentamento de doenças na infância.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Jurua
Categoria E.Inclusiva
Autor ANA CRISTINA B. DA CUNHA, SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO
ISBN 8536228911
ISBN-13 9788536228914
Edição 1
Ano de Lançamento 2010
Número de Páginas 126
Indisponível no fornecedor Não
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