- Descrição
-
Detalhes
Neste livro, você encontrará abordagem tanto nos aspectos científicos da aprendizagem, da inteligência, do comportamento e dos gêneros quanto na interface escolar das dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula. Entenderá que ensinar a uma pessoa uma habilidade nova implica maximizar potencial de funcionamento de seu cérebro. Isso porque aprender exige necessariamente planejar novas maneiras de solucionar desafios, necessita de atividades que estimule diferentes áreas cerebrais para trabalhar com a máxima capacidade de eficiência, desenvolvendo potencialidades e melhorias na capacidade de pensar. Um livro ideal para especialistas, pela sua profundidade, e para leigos, pela forma clara e objetiva que é escrito. Este livro, com rica fundamentação teórica, aborda os mecanismos cerebrais e as diferenças de gênero nos diversos aspectos vivenciados com razão e emoção. Ele contribui significativamente para a aplicação prática de recentes investigações da Neurociência. Luiza Elena Ribeiro do Valle
- Sumário
-
Summary
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
COMO O CÉREBRO FUNCIONA PARA APRENDER?
1.1 Anatomia da aprendizagem
CAPÍTULO 2
ANATOMIA DA APRENDIZAGEM NO CÉREBRO HUMANO
2.1 A Bioquímica dos hemisférios
CAPÍTULO 3
GÊNEROS VERSUS CÉREBRO VERSUS APRENDIZAGEM
3.1 Os hormônios e o intelecto
3.2 Hormônios e comportamentos
CAPÍTULO 4
ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA APRENDIZAGEM, DA INTELIGÊNCIA E DAS HABILIDADES
4.1 Dicas para melhorar a memória – usando mapa mental
4.2 O que os professores podem fazer diante da inteligência e das habilidades predominantes reveladas nos estudantes?
CAPÍTULO 5
EDUCAÇÃO EMOCIONAL E AS “DIFERENÇAS SUSPEITAS” ENTRE MENINOS E MENINAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
5.1 Qual a diferença entre pensamentos e sentimentos de meninos e meninas?
5.2 Educação Emocional, os hemisférios cerebrais e a escola
5.3 Educação Emocional e as diferentes suspeitas
5.4 Padrão menina
5.5 Padrão menino
5.6 O agir em sala de aula
5.7 Gêneros, sexualidades e comportamentos na escola – um desafio a superar
CAPÍTULO 6
O IMPORTANTE É O AFETO
6.1 Algumas experiências obtidas em conversas com os estudantes
6.2 Conversas com professores. O que pensam sobre tudo isso?
6.3 Paixão e razão, eis a questão! Com muito prazer!
PARA CONCLUIR
REFERÊNCIAS
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
MARTA PIRES RELVAS
Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar. Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional. Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem; Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem; Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; e Neurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Wak Autor MARTA PIRES RELVAS ISBN-13 9788578540296 Edição 1 Ano da edição 2009 Número de Páginas 160
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: